Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Proposta de mudança em órgão que pune procuradores fortalece Legislativo e coloca pressão em caso Deltan

Texto que propõe alteração do CNMP começou a rodar após a OAB apresentar nova queixa contra a conduta da Lava Jato de Curitiba

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Voo de Ícaro Ainda não aterrissou no Congresso, mas circula no meio jurídico uma minuta de proposta de emenda à Constituição para alterar a composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que fiscaliza a conduta de integrantes do órgão. No novo formato, o Legislativo ganharia mais uma cadeira, tirando um dos 4 lugares do Ministério Público da União. O momento seria propício porque uma das vagas do MPU está desocupada e seria realocada.

Crachá A previsão é que a vaga extra de indicação do Legislativo seja reservada a integrantes do Ministério Público, de qualquer ramo, e seja nomeada ora pela Câmara ora pelo Senado.

Ilustre As vagas dedicadas ao STF e ao STJ também poderiam passar a ser ocupadas por ministros da corte —hoje, os tribunais apenas indicam juízes. O número de membros (14) não mudaria.

Movimento O texto começou a rodar após a OAB apresentar nova queixa contra a conduta da Lava Jato de Curitiba. Uma das articuladoras é a senadora Kátia Abreu (PP-TO), para quem o CNMP é corporativista e não tem agido para inibir desvios de conduta de procuradores.

Andamento Entre integrantes da Procuradoria-Geral da República, a minuta tem sido vista como útil para pressionar o CNMP a avaliar processos disciplinares contra Deltan Dallagnol.

Mãos A denúncia oferecida pela PGR contra o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), na última quarta (15), ocorreu por provocação do próprio ministro Alexandre de Moraes, vítima do suposto crime de difamação e injúria. O ministro do STF juntou nos inquéritos que conduz um CD com vídeos de falas do deputado contra ele.

Tiroteio

A Joice não entende nada de gestão e foca em criar perfis na internet contra o Bolsonaro, com o nome de quem se elegeu

De Filipe Sabará (Novo), pré-candidato à Prefeitura de SP, em resposta à crítica que recebeu de Joice Hasselmann (PSL) em entrevista à Folha

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas