Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Tarcísio terá programa econômico alinhado ao de Guedes, diz coordenador

Responsável pelo plano de governo, Afif defende proximidade com ideias do ministro da Economia

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) aposta no alinhamento total às diretrizes liberais do Ministério da Economia para sua campanha.

O ex-ministro Guilherme Afif Domingos, que coordenará programa de Tarcísio de Freitas -  Charles Damasceno/Divulgação

Ex-assessor especial do ministério, o economista Samuel Kinoshita será o responsável pelo capítulo econômico do programa de governo, indicado pelo próprio Guedes. Trabalhará sob a coordenação geral de Guilherme Afif Domingos, outro ex-assessor da pasta.

"É importante haver uma ligação forte com a política econômica do presidente Bolsonaro. Até porque o desalinhamento de São Paulo com o Brasil traz muitos prejuízos para todos", diz Afif.

Dois outros nomes da equipe de programa de governo já foram definidos: ex-secretário da Agricultura de José Serra (PSDB), João Sampaio cuidará das propostas para o setor.

Já a Saúde, setor especialmente sensível por causa da pandemia, ficará sob a responsabilidade de Eleuses Paiva, ex-presidente da Associação Médica Brasileira e atual deputado federal (PSD-SP).

No caso de Paiva, no entanto, há diferenças importantes com relação à política do governo Bolsonaro para o combate à Covid. Ele é defensor de distanciamento social e uso de máscaras, além de fortemente pró-vacina.

Outros coordenadores setoriais de áreas importantes, como segurança pública, ainda estão sendo definidos. A ideia é que em junho Tarcísio percorra as regiões do estado para recolher subsídios para o programa de governo.

Segundo Afif, outro eixo da candidatura será a infraestrutura, aproveitando o fato de Tarcísio ter sido responsável pela área no governo Bolsonaro.

"O Tarcísio é um tocador de obras, especialmente das que estavam paradas", afirma. Diversos projetos que empacaram na atual gestão, ou não saíram do papel terão destaque especial, caso do trem intercidades que vai de Santos a Americana e outra linha que iria de Sorocaba a Taubaté.

"São Paulo tem totais condições de ser um hub de desenvolvimento da América do Sul", afirma Afif.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas