Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Hackers se passam por gigantes da tecnologia, diz pesquisa da IBM

Entre as dez marcas mais usadas em mensagens falsas estão Google, Microsoft e Facebook

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Na redeA IBM divulga nesta terça (11) um estudo que mostra as dez marcas mais usadas no mundo por hackers em mensagens de phishing (técnica de se passar por empresas conhecidas para roubar dados dos usuários).

Lista Segundo a pesquisa, Google, YouTube, Apple, Amazon, Spotify, Netflix, Microsoft, Facebook, Instagram e WhatsApp foram as mais citadas em spams falsos.

Pescaria João Rocha, diretor de cibersegurança da IBM no Brasil, afirma que os invasores se passam pelos serviços das grandes empresas porque usam a confiança das 
marcas como isca. 

Clique Ainda conforme a pesquisa, os setores financeiro, varejo e de hospedagem são os maiores alvos de ataques no Brasil. No comércio, as ameaças são crescentes por causa da expansão das lojas virtuais, que armazenam dados de seus clientes, afirma Rocha. 

Senha As marcas usadas nas fraudes dizem que procuram orientar usuários. É o caso de Apple, Facebook, Amazon e WhatsApp, que divulgam instruções em suas plataformas sobre as mensagens suspeitas.  

Arquivo O Spotify diz que trabalha para proteger seus usuários. O Instagram tem uma ferramenta que exibe todos os emails enviados pela rede. 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:  

South African fecha operação no Brasil e deixa clientes sem voo direto

Empresários pró-CPMF ainda buscam apoio de Rodrigo Maia

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas