Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Equipe de Guedes já tinha avisado a empresários que não conseguiria agradar a todos na reforma

Há um mês, membros do governo enviaram mensagem dizendo que trabalhavam em novo texto do Imposto de Renda

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O novelo em que se transformou a reforma do Imposto de Renda agora leva o governo a cogitar a retirada da proposta de tramitação, mas há cerca de um mês a equipe de Paulo Guedes já trabalhava com a hipótese de que seria necessário refazer o texto.

No dia 24 de julho, membros do ministério enviaram mensagem a empresários dizendo que já sabiam que seria impossível agradar a todos, principalmente pela divergência de propostas e interesses dos setores, como informou o Painel S.A. na ocasião.

Os empresários que receberam a mensagem chegaram a pensar que o governo recomeçaria da estaca zero tanto a reforma do IR quanto a da CBS, a outra parte do projeto que também está longe de atingir algum consenso. ​Mas o governo insistiu em seguir fazendo os puxadinhos na proposta original, apesar das reclamações do setor privado nas últimas semanas.​

A possível desistência de Guedes, conforme a Folha apurou, irritou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que já tentou levar a reforma à votação três vezes, mas adiou por falta de acordo. Agora, a expectativa é que ela seja analisada pelo plenário no início de setembro.

A dificuldade de aprovação já fez governo e Congresso mudarem o texto várias vezes, inclusive garantindo o aumento de isenções e prometendo mais recursos para municípios em outros projetos.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas