Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Exames para gripe explodem em laboratórios particulares

No Fleury, número de testes subiu 14 vezes em dezembro; no Dasa, 83% no trimestre

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Laboratórios de diagnóstico, que no início da pandemia abriram nova frente de atendimento com testes para Covid-19, agora registram alta nos exames para influenza, diante do aumento brusco de casos de gripe nas últimas semanas, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Nas unidades do Fleury espalhadas pelo país, em dezembro, o número de exames cresceu 14 vezes em relação ao mês anterior —quase metade deles, positivos. Na comparação com o mesmo mês de 2020, o volume de testes é 45 vezes maior. A empresa não revela a quantidade de exames.

Já na rede da Dasa em São Paulo, houve aumento de 83% na demanda por exames na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 11.877, cerca de 1.400 deles com diagnóstico para gripe.

Em São Paulo, as internações por Covid-19 e síndromes respiratórias, o que inclui a gripe, aumentaram 47% nos últimos sete dias, em relação aos sete dias anteriores. Já o Rio de Janeiro, que vive a epidemia desde o final de novembro, teve queda nos atendimentos pela doença, mas ainda com números altos —em UPAs do estado, foram registrados 4.094 casos na terceira semana deste mês, ante 167 em meados de novembro.

Com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas