Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu universidade

Mercado de ensino superior prepara proposta sobre Fies para levar aos presidenciáveis

Associação do setor também vai apresentar seu modelo de reforma tributária

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Reitores de universidades particulares e especialistas do mercado de ensino superior privado vão discutir propostas para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e outros temas no próximo encontro do setor, neste mês, que deve resultar no documento para ser levado a candidatos das eleições deste ano.

Estudantes durante as provas do vestibular da Unicamp, no campus Paraíso da Unip, em São Paulo - Gabriel Cabral-07.out.21/Folhapress)

Celso Niskier, reitor da Unicarioca e presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), diz que tem na pauta uma sugestão de alteração no modelo atual de financiamento.

A ideia é que o aluno contemplado, depois de formado, comece a pagar a dívida somente quando tiver algum tipo de renda, e que o valor das parcelas varie de acordo com o salário recebido, podendo ser interrompido, caso ele não tenha condições.

"Muitas vezes, esse jovem não encontra emprego pela instabilidade de mercado ou o emprego não dá a renda [necessária] para que ele possa pagar a totalidade da sua dívida", diz.

Além do Fies, Niskier diz que as empresas também pretendem apresentar suas ideias para a reforma tributária. Ele cita preocupação com o impacto que um aumento na carga dos impostos do setor pode gerar sobre os estudantes das classes C e D.

Outros temas a serem discutidos são novas linhas de financiamento de estímulo à inovação para as universidades e a modernização dos sistemas de avaliação e supervisão do ensino superior.

Joana Cunha com Andressa Motter, Paulo Ricardo Martins e Fernanda Brigatti

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas