Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Gol e Latam querem mudar reforma tributária por beneficiar Azul
Aéreas afirmam que ajuda à aviação regional, onde Azul é forte, vai criar subsídio cruzado e distorcer competição no setor
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Gol e Latam já preparam estudos e pareceres para brigar no Senado contra um benefício da reforma tributária que, ao final, afirmam, só beneficiará a Azul.
Na proposta aprovada pela Câmara e que agora será revista pelo Senado, somente a aviação regional desfruta de alíquota diferenciada. O restante do setor ficará com a alíquota cheia (25%).
Para ambas, que operam com modelos padrões de aeronave, difíceis de voarem para lugares e pistas menores típicas das rotas regionais, como faz a Azul com seus modelos de menor porte da Embraer, haverá abertura para subsídio cruzado.
Isso significa que consideram a possibilidade de que a concorrente se aproveite de ganhos da operação regional para baixar preços de passagens em rotas altamente competitivas, especialmente em Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).
Representantes das empresas já avaliam a possibilidade de recorrer ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) caso a reforma passe desse jeito. Para elas, o benefício vai criar uma concorrência desleal.
Com Diego Felix
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters