Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu China

Shein fecha acordo com Conar para evitar que comercial saísse do ar

Propaganda promovia venda de roupas 'brasileiras' e fabricantes locais acusaram ser conteúdo enganoso

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Empresas brasileiras representadas pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) ingressaram com ação no Conar, órgão responsável pela publicidade no país, contra campanha da Shein que promovia a venda de suas roupas contendo a frase "tudo brasileiro, feito para o nosso corpo".

A entidade afirma que a propaganda era enganosa, porque a chinesa Shein ainda não produz no país o suficiente para se apresentar como brasileira.

Shein apresenta sua nova coleção como parte do acordo fechado com o governo brasileiro para investir R$ 750 milhões no país dentro de três anos - 31.jul.2023-Rubens Cavallari/Folhapress

Embora tenha feito a promessa de instalar fábrica no país, e esteja produzindo em parceria com algumas confecções locais, quase a totalidade das peças vendidas no site são importadas, segundo a Abvtex.

Para evitar que a peça fosse retirada do ar, a Shein fez um acordo com o Conar e editou o comercial para excluir a frase contestada sobre sua "brasilidade". A coluna obteve cópia do acordo.

Procurada, a Shein disse que os processos no Conar são protegidos por sigilo e que por isso, não comentará sobre os termos do acordo realizado entre as partes.

A empresa informou que cerca da metade de suas vendas no site e no aplicativo são de produtos nacionais e que "sua atuação está pautada pela transparência, cooperatividade e apreço pelos consumidores brasileiros em todas as suas atividades".

Com Paulo Ricardo Martins

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas