Siga a folha

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Áudio de Marcelo Adnet é prova de que Bolsonaro é o grande crítico de Bolsonaro

Quando o presidente fala, parece a caricatura ridícula que fazem dele

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Eu não sou advogado, mas o bom senso diz-me que é improvável que Bolsonaro tenha cometido crime de responsabilidade. Ele é irresponsável há décadas. Crime de irresponsabilidade, acredito. Crime de responsabilidade acho mais difícil. Sinceramente ficaria muito surpreendido que ele tivesse feito alguma coisa que envolvesse responsabilidade, incluindo crimes.

Tendo em conta a estreita afinidade do Brasil com o futebol, talvez seja apropriado que a democracia brasileira tenha mais ou menos a mesma longevidade de um jogador. Aos 36 anos, a democracia parece estar em fim de carreira. E há quem diga que Bolsonaro tem a maior responsabilidade nesse ocaso.

Mas quem faz essa observação costuma ignorar um sinal de esperança: o maior crítico de Bolsonaro é Bolsonaro. Se há alguém que tem sido incansável em apontar o modo como as coisas pioraram desde que Bolsonaro é presidente, é o presidente Bolsonaro.

Por exemplo, é ele quem nos tem dito que a Justiça, antes de ele ser eleito, estava ótima: gente de quem ele não gostava era presa e juízes eram suficientemente bons para que ele os convidasse para o governo.

Agora, quase não há juízes que se aproveitem, especialmente o que ele convidou para o governo. É forçoso concluir que foi o governo Bolsonaro que estragou Moro e degradou o Supremo Tribunal Federal.

O sistema eleitoral também funcionava bem. O voto eletrônico era justo e fiável, tanto que elegeu Bolsonaro. Durante o governo de Bolsonaro, o mesmo sistema apodreceu e já não presta.

Mas a maior prova de que Bolsonaro é o grande crítico de Bolsonaro é o áudio que ele enviou aos seus apoiadores pedindo o fim do bloqueio dos caminhoneiros. Um desses apoiadores espalhou esta mensagem: “Atenção. Recebi agora a informação de que o áudio dizendo ser do presidente na verdade é do ator globosta Marcelo Adnet, que denigre a imagem do nosso presidente com suas imitações ridículas. Repassem”.

Ou seja, quando Bolsonaro fala parece a caricatura ridícula que fazem dele. Marcelo Adnet é tão competente que os apoiadores de Bolsonaro acham que o original é a imitação dele. Adnet atingiu um patamar em que está a trabalhar mesmo quando não faz nada. Só está ao alcance dos melhores.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas