'Lira continuará sentado sobre pedidos de impeachment?', pergunta leitor

Leitores comentam artigo de Leandro Narloch

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Impeachment
Será que depois do pronunciamento do ministro Fux que caracteriza como crime de responsabilidade a fala de Bolsonaro no dia dedicado à Pátria o senhor Arthur Lira vai continuar sentado sobre os vários pedidos de impeachment? Devemos todos pressionar a Câmara dos Deputados.
Maria Elza Sigrist (Campinas, SP)

Guerra e paz
Concordo com Vinicius Torres Freire ("Espumas nas ruas, elite conivente", Mercado, 8/9). Bolsonaro continuará sua marcha rumo ao autoritarismo com a placitude cúmplice das elites de todos os campos e de todos os espectros políticos. Representantes das nossas elites, interessadas apenas em manter seus fartos privilégios, falam em "pacificação". Como buscar a paz com quem já declarou guerra? Bolsonaro não está isolado. Ele é impulsionado por um movimento mundial da extrema direita que busca ocupar espaços de poder. Essa gente tem grana e gana. Trump quase conseguiu, na mais consolidada democracia do mundo; Bolsonaro tenta agora no Brasil.
Maria Cristina Bahia Vidigal (Belo Horizonte, MG)

Bolsonaro e o STF
"Abusos e ilegalidades do STF dão força ao bolsonarismo" (Leandro Narloch, 8/9). Até que enfim a Folha dá espaço a um comentarista que diz a verdade.
Adilson Conceição (Brasília, DF)


Não diria que as lambanças citadas "dão força", até porque elas não influenciaram nem tiveram papel na péssima gestão atual, fruto da falta de atenção aos assuntos que importam. No máximo elas servem de muleta —muito pequena— para o tamanho dos reais problemas do país, como a pandemia, a inflação e o desemprego. Tais problemas seriam bem menores numa gestão que buscasse a paz e a estabilidade, não o constante confronto.
Wilson Oliveira (São Paulo, SP)

Lúcido, objetivo, sereno e irretocável na conteúdo e na forma o artigo de Leandro Narloch. Repõe a Folha, por um instante, no patamar do jornalismo comprometido com a observação imparcial dos fatos. Alto nível.

José Maria Leal Paes

Belém, PA


O STF sempre foi um poder corporativista, omisso, corrupto e parcial. Mas agora esse colunista coloca no STF toda a causa, a culpa, o fermento e a motivação para um presidente destrambelhado, golpista, despreparado e marginal ameaçar a democracia? Essa coluna e esse jornalista também são destrambelhados e parciais.
Ruy Humberto Godoy de Mesquita (Jaboatão dos Guararapes, PE)

Quem preservou os direitos políticos da presidente impedida foi o Senado, o juiz apenas presidia a sessão, sem ter direito a voto.

Maria Angela Pecego Caetano

Rio de Janeiro, RJ


Parabéns à Folha! Primeiro texto que aborda a situação real, sem partidarismo e sem ocultar a verdade. Precisamos de mais jornalistas e mais "reportagens" como esta, que mostra a verdade dos fatos sem tentar enganar a população.
Sandra Regina de Andrade Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)


Coragem
Seria interessante ver a coragem que Augusto Aras tem contra professores universitários ser utilizada contra o presidente da República.
William Silva Garcia Leal (São Paulo, SP)


Pressão
"Caminhões bloqueiam a Esplanada e pressionam por invasão ao acesso do STF" (Poder, 8/9). Os bolsolinos poderiam mudar os argumentos. Essa historinha de mandar as pessoas para Cuba e para a Venezuela já encheu, né? Se assim fosse, eles poderiam ir para o Afeganistão, pois lá não tem STF, não tem Congresso, não tem urna eletrônica nem eleição, as minorias são caladas, todo mundo anda de fuzil na rua e tudo é justificado em nome de Deus.
Elcio Matos (São Paulo, SP)


Um mequetrefe "pintando o sete". Um coitado que não se aguenta em pé. E aqueles que podem fazer algo para acabar com a lambança, constitucionalmente, parece que estão se borrando de medo. Ora, é apenas um mequetrefe arruaceiro, nada mais. E uma súcia baderneira de aluguel.
Ednaldo Miranda de Freitas (Coronel Fabriciano, MG)

Fora esse absurdo, estão bloqueando estradas federais também, com veículos pesados, e assim param a distribuição de produtos. Uma orquestração muito suspeita. O que farão depois de entrarem no STF? Ficarão lá de prontidão? Estão armados para o combate com as forças de segurança? Nada muda, pois existe legislação que impede qualquer tentativa de colocar outros membros nas instituições que eles pretendem atingir.
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)

Se fossem petistas receberiam tratamento tão gentil? Não vão processar os donos? Retirar as barracas e as pessoas? Estão esperando o quê? Eles já avançaram ilegalmente. Vão servir pizza a esses desordeiros? Que vergonha, quanta covardia e incompetência.

Maria Torres

São Paulo, SP

Os cornos políticos
"País de cornos" (Mariliz Pereira Jorge, Opinião, 8/9). Mariliz fez o que era praticamente impossível: superou-se. Uma análise frugal, inteligente e divertida, porém a mais correta feita sobre esta balbúrdia que virou este país. Parabéns.
Fernando José Nicoli (Vitória, ES)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.