Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Bienal de SP virtual terá Xuxa, Nélida Piñon, Claudia Raia e Mauricio de Sousa

Evento, que teve versão presencial cancelada, terá programação que mantém a linha de nomes ultrapopulares

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Bienal do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos do mercado literário, cancelou a edição presencial deste ano por causa do coronavírus, mas manterá uma versão virtual, com nomes com o habitual alcance ultrapopular.

O maior deles é o da apresentadora Xuxa, que fala no dia 11 sobre sobre seu novo livro de memórias e sobre o infantil "Maya". Outra popstar que vai debater sua biografia é a atriz Claudia Raia, que conversa no mesmo dia com a jornalista Rosana Hermann, com quem escreveu o livro "Sempre Raia um Novo Dia".

Entre os escritores, se destaca Nélida Piñon, que vai falar sobre a amiga Clarice Lispector na data em que ela completaria cem anos, dia 10. Itamar Vieira Junior e Jarid Arraes vão levar seus troféus quentinhos do Jabuti e da Biblioteca Nacional, respectivamente, para uma conversa no dia 7.

Será o primeiro dia do evento, que, aliás, está colado na Flip, cuja programação acaba no dia anterior. Como tudo é remoto, de Paraty a São Paulo vai ser como mudar de canal na TV.

O evento terá ainda mesas com o quadrinista Mauricio de Sousa, os escritores Thalita Rebouças e Raphael Montes —também premiado com o Jabuti—, a youtuber Nath Finanças, os psicanalistas Contardo Calligaris e Maria Homem, o historiador francês Roger Chartier, e com Marina, Laura e Tamara, as três filhas do velejador Amyr Klink.

MILAGRE NATALINO A iniciativa que vai oferecer descontos exclusivos em livrarias físicas por três dias a partir de 11 de dezembro conseguiu reunir 11 das maiores editoras do país —que vão baixar os preços de 104 lançamentos recentes.

TAMO JUNTO O projeto, divulgado como "Super Sexta - #tudocomecanalivraria", reúne Companhia das Letras, Gente, Globo, HarperCollins, Intrínseca, Melhoramentos, Mundo Cristão, Planeta, Record, Rocco e Sextante. Entre as livrarias, estão confirmadas as redes Curitiba, Leitura, Loyola, Martins Fontes, Travessa e Vila. Mas a ideia é que mais lojas se juntem até a data do evento.

Ilustração do livro infantil "Lina - Aventuras de uma Arquiteta", que Ángela León escreveu sobre Lina Bo Bardi e sai pela Pequena Zahar - Divulgação

SORTE GRANDE Quem viu os vencedores do concurso literário da editora Darkside, duas semanas atrás, talvez tenha tido um déjà-vu. O ganhador da categoria de romance —um dos cinco a levar o prêmio de R$ 20 mil e um contrato de publicação— era o mesmo felizardo do prêmio Todavia de não ficção, o publicitário Bruno Ribeiro, de 31 anos.

PULP FICTION Ainda que os dois projetos sejam bem distintos —uma obra de fantasia sobre dois irmãos antagônicos e um relato sobre um feminicídio brutal na Paraíba—, elas se unem pelo caráter fantasmagórico. "A gente não escolhe muito as nossas obsessões", diverte-se Ribeiro, que já tem quatro ficções publicadas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas