Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Werner Herzog prepara biografia e livro de memórias que sairão no Brasil

Obras serão publicadas pela Todavia, que já comprou os direitos dos inéditos do cineasta alemão

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Werner Herzog, um dos maiores cineastas que já seguraram uma câmera, às vezes se aventura também pelos livros. A Todavia está se preparando para lançar duas obras aguardadas que o diretor alemão publica no próximo ano.

Primeiro, ele deve lançar em junho uma biografia do soldado japonês Hiroo Onoda, que famosamente se recusou a acreditar no fim da Segunda Guerra Mundial e seguiu defendendo, paranoico, uma ilha no Pacífico até a década de 1970. Herzog entrevistou Onoda, que aliás passou boa parte da vida no Brasil, e transformou sua vida no relato "O Crepúsculo do Mundo".

Em seguida, a editora também detém os direitos do livro de memórias que o diretor de "Fitzcarraldo" planeja publicar em torno de seu aniversário de 80 anos, que ele completa em setembro.

AFIRMA TABUCCHI A Estação Liberdade dá início a uma reintrodução editorial do popular escritor ítalo-português Antonio Tabucchi com "Afirma Pereira", divertida sátira sobre a tomada de consciência política de um homem de meia-idade, que será lançada este mês.

E REAFIRMA A editora prepara uma leva maciça de obras do autor, com "Para Isabel", "Pequenos Equívocos sem Importância", "Os Três Últimos Dias de Fernando Pessoa", "A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro", "A Mulher de Porto Pim", "Os Voláteis do Beato Angélico", entre vários outros.

Ilustração de Aline Bispo para o infantojuvenil 'Serena Finitude', que Anelis Assumpção publica pela Veneta - Divulgação

JOVENS À VISTA A Veneta, que tem presença robusta no mercado de quadrinhos para adultos, inaugura um selo infantojuvenil chamado Outra História. A estreia será agora com "Bertha Lutz e a Carta da ONU", de Angélica Kalil e Mariamma Fonseca, que acabam de vencer o Jabuti na categoria de livros juvenis. Para o ano que vem, está previsto "Serena Finitude", o primeiro infantil de Anelis Assumpção, ilustrado por Aline Bispo.

ALÉM DO LIMOEIRO Ainda no campo dos juvenis, a obra de Mauricio de Sousa vai ganhar novo formato em 2022, parte de uma parceria com a Faro Editorial. A Turma da Mônica Jovem ganha versão em livro ilustrado, indo além da proposta tradicional de quadrinhos. A princípio, estão previstos quatro volumes dentro do selo Milkshakespeare.

E ALÉM DA ALVENARIA O jornalista e escritor Tom Farias vai lançar uma nova edição de sua biografia de Carolina Maria de Jesus pela Malê em março, acrescida de amplo material novo. Nesta semana, ele também fez um evento para relançar o romance "A Bolha", escrito na pandemia para a Patuá.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas