Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Ubu faz cinco anos publicando 'Ubu Rei', que inspirou nome da editora

Peça seminal do francês Alfred Jarry ganha nova tradução dos irmãos Bárbara e Gregorio Duvivier

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Ubu comemora os cinco anos de sua fundação com uma tradução inédita da obra que inspira o nome da editora, “Ubu Rei”, de Alfred Jarry.

Em setembro, a peça seminal do escritor francês sobre Pai Ubu, um homem que toma o trono e começa a usurpar e matar o povo de seu reino, ganha uma versão em português feita pelos irmãos Barbara e Gregorio Duvivier, este colunista deste jornal.

ilustração de rei gorducho e de corte
Ilustração do protagonista de 'Ubu Rei' feita pelo próprio autor da peça, o francês Alfred Jarry, em 1896 - Divulgação

A edição especial da obra trará ilustrações do próprio Jarry e material iconográfico que busca dimensionar a influência do autor simbolista —morto com apenas 34 anos em 1907— sobre artistas fundamentais como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, David Hockney e Lina Bo Bardi.

Daqui até o final do ano, a jovem editora prepara ainda uma coleção de discursos de Malcolm X traduzidos por Marilene Felinto, o livro “Políticas da Imagem”, da pesquisadora Giselle Beiguelman, um infantil do compositor Arthur Nestrovski e uma obra sobre a Amazônia do arqueólogo Eduardo Góes Neves.

LÁGRIMAS DE PORTUGAL A Moinhos prepara uma boa safra de obras portuguesas. Em julho, traz “Manhã Submersa”, romance de Vergílio Ferreira, um vencedor do prêmio Camões que nunca foi devidamente publicado por aqui. E mais para o fim do ano lança um volume com os três primeiros livros do escritor Paulo José Miranda, “Um Prego no Coração”, “Vício” e “Natureza Morta” —este laureado com o prêmio José Saramago.

GAROTA PROMISSORA E a HarperCollins vai lançar em outubro o próximo livro da americana Lisa Taddeo, “Animal”, que segue o sucesso de “Três Mulheres”, de 2019. O novo romance, que acaba de sair nos Estados Unidos, retrata com tintas feministas a transformação furiosa da protagonista Joan de presa em predadora, depois de presenciar uma violência chocante cometida por um homem.

GURU A LeYa comprou os direitos sobre o catálogo de Roberto Mangabeira Unger e, a partir do segundo semestre, começa a reeditar a obra do intelectual. Quatro inéditos também estão nos planos —a ideia é lançar um total de 17 títulos do autor, além de um novo canal dele no YouTube.

POUR LES PETITS E a Faro Editorial adquiriu uma série de 14 livros infantis publicada originalmente pela prestigiosa editora francesa Gallimard. A coleção da garota Angelina Purpurina e seus amigos começa a sair no ano que vem pelo selo MilkShakespeare.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.