Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros mostra de cinema

Annie Ernaux e Verissimo terão filmes na Mostra de Cinema de São Paulo

Documentário 'Os Anos do Super 8', da francesa, e adaptação de 'O Clube dos Anjos' serão exibidos no evento

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Annie Ernaux aproveita um bom momento de popularidade no Brasil, e seus leitores poderão conhecer mais uma de suas facetas em breve. É que o documentário dirigido pela escritora com seu filho, David Ernaux-Briot, vai ser exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Cena de 'Os Anos do Super 8', documentário dirigido por Annie Ernaux com seu filho, que vai passar na Mostra de São Paulo - Divulgação

"Os Anos do Super 8", título oficial do longa em português, justapõe filmagens de arquivo feitas pela família de Ernaux de 1972 a 1981, numa extrapolação, de certa forma, do exercício de autoficção que celebrizou a autora francesa de "O Lugar" e "O Acontecimento". O filme estreou no Festival de Cannes, em maio.

A Mostra acontece de 20 de outubro a 2 de novembro, ou seja, cerca de um mês antes de a própria Ernaux vir ao Brasil participar da Flip, em Paraty, como uma de suas principais convidadas.

A Fósforo acaba de pôr na praça "A Vergonha", quarto livro da escritora editado em menos de dois anos, e traz ainda antes da festa literária "O Jovem", romance sobre o envolvimento da autora com um homem 30 anos mais novo.

A literatura brasileira, vale dizer, também estará bem representada na Mostra. O festival exibirá a adaptação de "O Clube dos Anjos", narrativa gulosa e antológica de Luis Fernando Verissimo que virou cinema nas mãos de Angelo Defanti, com Otávio Muller, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca e Paulo Miklos.

LUZES DA RIBALTA A Câmara Brasileira do Livro escolheu a data e o local de entrega do prêmio Jabuti, que volta a ser presencial após três anos. Será em 24 de novembro, às 20h, no Theatro Municipal de São Paulo —forma de homenagear a Semana de Arte Moderna, ocorrida há exatos cem anos no
mesmo espaço, que será adaptado para evocar aquele momento histórico. O Jabuti teve recorde de inscrições nesta edição, com 4.290 livros, 25% a mais que no ano passado.

REZA BRABA A Rocco já se prepara para trazer em outubro "Elizabeth Finch", livro recém-publicado pelo britânico Julian Barnes, um dos principais autores do catálogo da casa. O romance reflete sobre a devoção religiosa a partir da morte de uma professora misteriosa que estudava o monoteísmo na Roma Antiga.

VELHA INFÂNCIA Em comemoração dos 90 anos de uma das maiores distopias da literatura, a Globo publica neste mês uma edição especial de "Admirável Mundo Novo". O romance de Aldous Huxley, com nova tradução de Fabio Fernandes, vem acompanhado de textos de Ursula K. Le Guin e Samir Machado de Machado.

PONTE AÉREA A Biblioteca Pública de Nova York hospedará um evento sobre literatura brasileira para marcar os 200 anos da nossa Independência, com palestras dos professores Ilan Stavans, Ivan
Marques e João Almino. A organização do encontro, que acontece virtualmente no próximo dia 28, às 18h, é da jornalista Vânia Carvalho-Wang.

Erramos: o texto foi alterado

A coluna registrou erroneamente que a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo aconteceria de 21 de outubro a 3 de novembro. O texto foi corrigido.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas