Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Biografia de Lula ganhará traduções em pelo menos três países ainda neste ano

Livro de Fernando Morais vai sair em espanhol pela Planeta e tem negociações para uma versão em inglês no Reino Unido

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançada pela Companhia das Letras tem contrato fechado para sair em ao menos três países ainda no primeiro ano do terceiro mandato do petista.

Lula durante a campanha presidencial de 1989, a primeira de que participou - Niels Andreas/Folhapress

O livro escrito por Fernando Morais —primeiro de dois volumes que não devem se completar tão cedo— será publicado na Argentina, Chile e Uruguai em tradução espanhola da editora Planeta, que opera em todos esses países.

Também há negociações avançadas, mas não fechadas, para lançar uma versão em inglês do livro no Reino Unido. A biografia, que chegou às livrarias brasileiras antes da campanha eleitoral, em novembro de 2021, já foi publicada também em Portugal, onde a Companhia tem um braço operacional.

RODA MUNDO A editora Luara França está de saída da Companhia das Letras para assumir a posição de publisher da Aleph, que prepara uma guinada editorial em sua safra de ficção científica, como a coluna já informou. No lugar dela na Companhia, entra Antônio Xerxenesky, que comandava o selo de literatura da DBA. Fechando a dança das cadeiras, a nova editora da DBA será Luiza Lewkowicz, ex-Tordesilhas.

RODA GIGANTE Xerxenesky, que cuidará de ficção e da Penguin-Companhia substituindo França, não é a única nova contratação da editora de maior porte do país. As jornalistas Yasmin Santos e Barbara Bigarelli foram incorporadas à equipe editorial da casa —a primeira com foco em não ficção e a segunda, nos selos Objetiva e Portfolio-Penguin. A editora Fernanda Dias, que já trabalhava no selo Suma, passa a cuidar também da Alfaguara.

COMO QUEM PARTIU Uma das grandes novidades da Relicário para este ano é a estreia brasileira da poeta americana Anne Sexton, vencedora do Pulitzer e referência na poesia confessional. Assim como sua amiga Sylvia Plath, ela se suicidou jovem, aos 45 anos, em 1974. A editora publicará a antologia "Mercies", que perpassa os oito livros de Sexton e inclui material póstumo, com tradução da poeta Bruna Beber e organização e prefácio de Linda Gray Sexton, filha da escritora.

VOZ ATIVA E a Fósforo é a nova casa de Cesar Aira, prolífico escritor argentino que já publicou mais de cem livros. Começando este ano, a editora trará uma coleção de quatro volumes com quatro títulos cada —é a proposta mais ambiciosa de publicação no Brasil de um autor que já passou por casas como Rocco ("Os Fantasmas"), Nova Fronteira ("As Noites de Flores"), Arte & Letra ("Pequeno Manual de Procedimentos") e, no ano passado, Papéis Selvagens ("A Confissão").

O TEMPO RODOU NUM INSTANTE O crítico literário Silviano Santiago já tem seu próximo projeto após vencer o prêmio Camões no ano passado. "O Grande Relógio: A que Hora o Mundo Recomeça" será um estudo comparativo entre Machado de Assis e Marcel Proust, publicado pela Cepe Editora em formato digital fatiado ao longo de três trimestres —bem ao estilo dos antigos folhetins, segundo o autor. Depois, o livro completo sairá em versão impressa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas