Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Sensação da Flip, Midria fecha contrato com a Record, sua primeira grande editora

Poeta e slammer de 23 anos vai publicar 'Desamada' pelo selo feminista Rosa dos Tempos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sensação da última edição da Flip, em novembro, a poeta paulistana Midria acaba de assinar contrato com sua primeira grande casa editorial, o Grupo Record.

midria fala em microfone de olhos fechados
Midria faz leitura de Maria Firmina dos Reis na mesa de abertura da Flip, em novembro - Zanone Fraissat/Folhapress

Ela lança no ano que vem pelo selo feminista Rosa dos Tempos o livro "Desamada", que versa sobre a solidão das mulheres negras e a percepção de que há corpos que não são feitos para amar.

Mesmo aos 23 anos, Midria já fez seu nome conhecido na cena de slams e saraus por sua poesia falada, também convertida em livros como "A Menina que Nasceu sem Cor", da editora Jandaíra.

O texto deste livro, aliás, causou furor quando foi lido em voz alta pela autora na mesa que dividiu com o ator e escritor Lázaro Ramos na Flip. As performances que Midria fez ao lado da poeta portuguesa Alice Neto de Sousa causaram comoção no encontro que fechou o sábado, horário nobre da festa.

pintura de mulher com pano branco cobrindo a cabeça
Laura Mello de Mattos ilustra a capa do livro 'A Breve História da Menina Eterna', de Rute Simões Ribeiro, para a editora Nós - Laura Mello de Mattos/Divulgação

HOMEM DO NORTE O escritor islandês Sjón, parceiro de composição de Björk e um dos roteiristas de "O Homem do Norte", filme de Robert Eggers, vai publicar no Brasil seu romance "Mánasteinn, o Menino que Nunca Existiu". A obra é ambientada em 1918, período da gripe espanhola e de profundas transformações na Islândia, e acompanha um garoto gay e sonhador às margens de uma sociedade conservadora. O livro sai no começo do ano pela Pontoedita.

TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO A Alta Books adquiriu outra editora poucos meses após comprar a operação da Tordesilhas e da Alaúde. Rodrigo Faria e Silva, fundador da casa que levava seu sobrenome, vai assumir como diretor editorial de literatura da empresa e sua editora será incorporada ao catálogo, como resultado de uma política de aquisições estratégicas para a Alta firmar sua relevância no mercado literário. Obras de autores como João Anzanello Carrascoza, Cadão Volpato e Luiz Ruffato agora pertencerão à casa.

ELA DISSE Uma grande aposta da Bazar do Tempo para o ano que vem é a reunião da correspondência entre a britânica Virginia Woolf e a argentina Victoria Ocampo, que começou quando as duas escritoras se conheceram numa exposição fotográfica em 1934. A autora de "Um Teto Todo Seu" discute com a amiga, que era irmã de Silvina Ocampo, sobre assuntos como o processo criativo, o mercado editorial e o feminismo —tema central da coleção Clube F., aliás, pela qual o volume sai no segundo semestre de 2023.

A MULHER REI E a Rocco apresenta a verve ensaística de Margaret Atwood, nome de proa da literatura mundial que também reflete bastante sobre seu ofício. "Alvos em Movimento" sai em fevereiro com 51 textos da canadense escritos de 1982 a 2004, com pensatas sobre seus romances, como "O Conto da Aia", e resenhas de outras pérolas, como "Amada", de Toni Morrison, e "O General em seu Labirinto", de Gabriel García Márquez, além de ensaios sobre temas extraliterários como a crise do clima.

E TEM MAIS A editora promete ainda para o segundo semestre um volume complementar de ensaios de Atwood com textos de 2004 em diante —"Burning Questions", em inglês, ou questões candentes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.