Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Lélia Gonzalez, Niéde Guidon e Conceição Evaristo ganham perfis em nova coleção

Joselia Aguiar organiza série de livros que apresentam grandes brasileiras ao público; Instante publica retrato de Susan Sontag

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma nova coleção que busca fazer grandes perfis de mulheres desbravadoras de suas áreas no Brasil começa a ser editada em abril pela Rosa dos Tempos, sob coordenação da jornalista, escritora e pesquisadora Joselia Aguiar.

Lélia Gonzalez, uma das intelectuais perfiladas na coleção Brasileiras - Divulgação

A edição inaugural da coleção Brasileiras estuda os recém-completados 90 anos de vida da arqueóloga Niéde Guidon —ela tem grafado seu nome com acento agudo, e não mais no original afrancesado Niède, por vontade de o abrasileirar.

O livro sobre Guidon, tradicionalmente avessa a aparecer em entrevistas, ficou a cargo da jornalista Adriana Abujamra. Aguiar afirma que a escolha das perfiladas, entre dezenas de figuras possíveis, sempre dependia de encontrar autoras que se encantassem genuinamente por elas e pudessem lançar a elas um olhar pessoal e diferenciado.

A arqueóloga Niéde Guidon, que completou 90 anos em 12 de março - Joel Silva/Folhapress

A escritora Maria Valéria Rezende, então, ficou encarregada do perfil de Pagu —que ela só chama, respeitosamente, de Patrícia Galvão. O pai de Rezende foi médico da ativista revolucionária, e os paralelos entre autora e biografada vão desde o engajamento político até a perseguição pela ditadura (militar, no caso de Rezende, e varguista, no de Pagu).

A jornalista Semayat Oliveira, filha de militantes negros da geração de Lélia Gonzalez, ficou responsável pelo livro que perfila uma das principais intelectuais do século 20; e a historiadora Heloisa Starling porá em prática um interesse antigo de contar a trajetória da cantora Nara Leão por um ângulo político.

Fecham esta primeira leva de livros um retrato de Conceição Evaristo pela jornalista e editora Yasmin Santos e um perfil feito pela escritora Socorro Acioli sobre Bárbara de Alencar, líder da Revolução Pernambucana.

"São apresentações das personagens, não suas biografias definitivas", afirma Aguiar. Além de estimular leitores e leitoras a conhecer essas personalidades, também é um impulso às mulheres autoras de não ficção, um espaço em que ainda "há muito a conquistar" no país, segundo ela.

Ilustrações de Giulia Bianchi para a coletânea 'Êxtase', com contos de Katherine Mansfield selecionados por Nara Vidal para a Antofágica - Giulia Bianchi/Divulgação

PINTURA ÍNTIMA Aliás, a própria Joselia Aguiar promete que sua biografia da artista plástica Djanira, com que segue a que fez de Jorge Amado e foi laureada com o Jabuti, sai ainda neste ano pela Todavia.

ENSAIO SOBRE A ENSAÍSTA Falando em grandes retratos de mulheres, a editora Instante prepara para setembro um livro sobre Susan Sontag feito por Sigrid Nunez, a festejada autora de "O Amigo", que na juventude trabalhou como datilógrafa para a escritora americana —e foi sua nora por um período. A ideia de "Sempre Susan" é oferecer um retrato íntimo da autora americana no seu auge, bastante turbulento em termos emocionais.

FORA DA REDOMA A Companhia das Letras vai publicar Sylvia Plath pela primeira vez, num volume bilíngue que reúne toda a sua poesia lançada em vida, incluindo os livros "Ariel" e "O Colosso" —a obra em prosa da autora, como "A Redoma de Vidro", está com a Biblioteca Azul. A tradução é de
Marília Garcia e a previsão é que saia ainda neste semestre.

BIBLIOTECA DE BABEL A editora Maria Amélia Mello, que fez trabalho de peso em casas como José Olympio, Civilização Brasileira e Autêntica, é a primeira mulher entrevistada para a coleção Editando o Editor, da Edusp, que chega ao décimo número. O lançamento será na sexta-feira, dia 31, às 19h, na Livraria da Travessa em São Paulo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas