Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Professor tem livro sobre seu pai vendido para dez países antes mesmo do lançamento

Filho de caminhoneiro, José Henrique Bortoluci publica sua estreia 'O que É Meu' pela Fósforo em março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A estreia literária do sociólogo José Henrique Bortoluci, "O que É Meu", foi vendida para dez editoras estrangeiras antes mesmo de ser lançada no Brasil pela Fósforo —um feito bastante incomum.

O livro previsto para março é um ensaio biográfico sobre o pai do escritor, também chamado José, que foi motorista de caminhão por mais de 50 anos.

Mas o interesse do autor, que dá aulas na Fundação Getulio Vargas, não é só contar uma história familiar, mas observar através dessa lente acontecimentos da história brasileira recente, estilo que encontrou expressão, por exemplo, na nobelizada Annie Ernaux.

José Henrique Bortoluci
O sociólogo José Henrique Bortoluci, que publica o ensaio 'O que É Meu' pela Fósforo - Caio Oviedo/Divulgação

Segundo o que a Fósforo tem divulgado, a proposta é demonstrar como "capítulos marcantes de nosso passado e de nosso presente se revelam pelos olhos de um cidadão comum".

Dirigindo pelas estradas do país, José Bortoluci testemunhou a construção da rodovia Transamasônica na época da ditadura militar, episódio que permite refletir sobre a brutalidade que a chegada do autoproclamado progresso legou aos rincões do Brasil.

Mas o livro não foge de explorar temas mais íntimos, tendo sido escrito enquanto José, hoje com 79 anos e morador de Jaú, no interior paulista, passa pelo tratamento de um câncer.

"O que É Meu" já foi vendido para editoras do Reino Unido, da Itália, da Holanda, da Suécia, de Portugal, da Dinamarca, da Alemanha, da França, da Espanha e da Noruega. Nestas três últimas, foi objeto de leilões. E pode ser publicado em outros países da América Latina pela Literatura Random House, casa espanhola que o abrigará.

ilustração de mulher com vaso de plantas que cobre seu rosto
Ilustração de Rafaela Pascotto para a capa de 'Bens Imobiliários', livro que integra a trilogia autobiográfica de Deborah Levy, na editora Autêntica - Rafael Pascotto/Divulgação

DE BICICLETA O dramaturgo e cronista Mario Prata já está trancado num spa em Sorocaba, no interior paulista, se obrigando a terminar a obra que sucederá "O Drible da Vaca", finalista recente do Jabuti. "Pelo Buraco da Fechadura Ele Viu um Baile de Debutantes" será um livro de memórias contado em terceira pessoa.

RETRANCA A Nova Fronteira vai relançar alguns dos principais livros do historiador e biógrafo britânico Paul Johnson, morto neste mês aos 94 anos e popular entre o leitorado conservador. Suas biografias esgotadas de Winston Churchill e Jesus Cristo vão voltar às livrarias em novas edições ainda neste ano, assim como o box com todos os volumes de "A História do Cristianismo".

IMPEDIMENTO A editora Vestígio comprou os direitos para publicar o best-seller "Stolen Focus", do jornalista britânico Johann Hari, um livro que procura mapear a crise mundial de falta de atenção. A proposta é ir além de uma análise de dinâmicas pessoais e tecnológicas, mostrando que a desconcentração também é um problema crônico com raiz em fatores biológicos como alimentação e sono. Deve sair no segundo semestre.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.