Siga a folha

Descrição de chapéu Ao Vivo em Casa

Diretor do Einstein discute vacinas e terapias contra coronavírus em live na Folha

Algumas vacinas já estão em fase de teste em humanos, mas ainda não há cura ou tratamento eficaz

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O convidado desta quarta-feira (24) do Ao Vivo em Casa, série de lives da Folha, é Luiz Vicente Rizzo, diretor superintendente de pesquisa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo. A mediação é de Cláudia Collucci, repórter especializada em saúde.

A transmissão ao vivo é feita no site da Folha e no canal do jornal no YouTube.

Luiz Vicente Rizzo, diretor-superintendente de pesquisa do Albert Einstein - Núcleo de Imagem

O encontro vai discutir o estado atual das pesquisas com tratamentos e vacinas mais promissores contra o novo coronavírus.

Médico especialista em alergologia e imunologia, Rizzo fala sobre estudos feitos atualmente pelo Einstein. Entre eles estão pesquisas com plasma sanguíneo e com inibidores de interleucina-6 (uma molécula que sinaliza a ação do sistema de defesa do organismo).

Na live, o diretor explica pesquisas relativas aos efeitos do impacto social da pandemia, como o aumento da depressão e da ansiedade.

Ele também comenta sobre o núcleo especializado criado pelo instituto para analisar e divulgar informações científicas sobre o novo coronavírus, tanto para profissionais de saúde, quanto para o público em geral.

Em abril, Rizzo falou à Folha a respeito do embate envolvendo o uso da cloroquina e sobre a cautela necessária a pesquisas sobre medicamentos e terapias contra a nova doença.

“Vamos dar as nossas respostas cedo ou tarde. Não vamos fazer uma pesquisa a toque de caixa, com resultados dúbios para depois sermos cobrados de maneira que não condiz com a reputação do Einstein”, afirmou à época.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) interrompeu os estudos com o medicamento e não recomenda seu uso para o tratamento da Covid-19. O Ministério da Saúde brasileiro, no entanto, indica a droga para casos leves e graves e anunciou que vai ampliar a oferta para gestantes e crianças.

Nesta terça, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que o Brasil deve assinar um acordo para produção de três vacinas em fases avançadas de pesquisa.

Uma delas é estudada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e tem brasileiros voluntários na fase de testes em humanos.

Recentemente, corticoides como a dexametasona passaram a ser usados em hospitais do país em casos graves da doença, após estudo da mesma universidade indicar redução da mortalidade.

Ainda não há, porém, tratamentos ou vacinas comprovadamente eficazes e seguras contra a Covid-19.

A série Ao Vivo em Casa é transmitida no site da Folha e no canal do jornal no YouTube. Durante a semana, a programação tem entrevistas sobre temas variados que vão de política e economia a saúde e cultura.

Programação das lives

  • Segunda-feira

    Poder, Mundo, Mercado e Painel S.A.

  • Quarta-feira

    Saúde

  • Sexta-feira

    Ilustrada​ e Comida

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas