Siga a folha

Descrição de chapéu São Paulo

São Paulo acerta retorno de Alexandre Pato

Atacante de 29 anos aceitou proposta do clube do Morumbi

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O atacante Alexandre Pato, 29, está de volta ao São Paulo. Nesta quarta-feira (27), o clube acertou o retorno do jogador para o Morumbi.

A contratação foi anunciada por meio de um vídeo publicado nas redes sociais são-paulinas. ​

Será a segunda passagem de Pato no São Paulo. A primeira aconteceu em 2014. Ele ficou até 2015 e marcou 38 em duas temporadas. Na negociação, o clube teve a concorrência do Palmeiras, que sondou o atacante.

Além do São Paulo, o atacante já jogou no Internacional, Milan, Corinthians, Chelsea, Villareal e Tianjin Tianhai, da China. 

Cuca esteve em contato com Pato durante as negociações. O treinador foi contratado pelo clube, mas ainda não assumiu o time. Na conversa com atacante, ele afirmou que o ambiente estaria favorável para a sua chegada, explicou o planejamento para o time e deu detalhes sobre o esquema tático que pretende adotar.

A oferta salarial do São Paulo foi a mais vantajosa para o atleta que deve embolsar perto de R$ 700 mil mensais para jogar no Morumbi por um contrato de quatro anos. 

Pato chega para dividir a responsabilidade de comandar o São Paulo com o volante Hernanes, 33, capitão da equipe. A diretoria tem ainda como prioridade, a contratação de um volante de contenção e também a chegada de um lateral direito para ajustar o elenco.

A primeira passagem de Pato pelo futebol paulista foi em 2013, quando  atacante trocou o Milan da Itália pelo Corinthians. No ano seguinte, em baixa no clube,  o atacante foi envolvido numa negociação por empréstimo com o São Paulo, que cedeu o meia Jádson para a equipe do Parque São Jorge.

No São Paulo, apesar de não ter conquistado títulos, o atacante deixou uma boa impressão e ficou até o fim de 2015. Artilheiro da equipe com 26 gols em seu último ano, o atleta tem uma média de 0,42 gols por jogo. Após a sua saída, nenhum outro atleta conseguiu fechar a temporada com 20 gols anotados.

Pato não poderá participar desta reta final do Campeonato Paulista, já que as inscrições se encerraram no dia 22 de março. A expectativa, porém, é que ele esteja à disposição do técnico Cuca para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 28 de abril. O São Paulo faz seu primeiro jogo contra o Botafogo, no Morumbi.

O anúncio de Pato acontece num momento político complicado no clube e agravado pelas atuações irregulares do time na fase de classificação do Campeonato Paulista. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, vinha sendo questionado por ter investido em medalhões que não deram resposta em campo.

O reflexo disso foi a classificação sofrida para as quartas de finais, que só foi conquistada na última rodada graças a um empate de 1 a 1 contra o São Caetano.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas