Siga a folha

Descrição de chapéu Tóquio 2020

Coronavírus tira pré-olímpicos da China e põe seleção em quarentena

Epidemia já infectou mais de 6.000 pessoas na parte continental do país

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Sydney (Austrália) | AFP

O Pré-Olímpico de futebol feminino para os Jogos de Tóquio-2020, assim como a Fed Cup de tênis, serão disputados fora da China devido à epidemia de coronavírus que assola o país.

O calendário previa a disputa do Pré-Olímpico asiático, com as seleções de China, Taiwan, Tailândia e Austrália, em Wuhan (de 3 a 9 de fevereiro), mas a Confederação Asiática de Futebol (CAF) decidiu neste domingo (26) trocar a sede do torneio para Sydney, na Austrália.

"Não vamos organizar as partidas do torneio na China, com o objetivo de assegurar a saúde de todos os atletas, treinadores e integrantes de comissões técnica", disse a confederação.

A seleção feminina chinesa de futebol foi colocada em quarentena em um hotel de Brisbane, em sua chegada à Austrália para o torneio, anunciaram as autoridades.

Até o momento, a medida é por precaução, já que nenhuma das jogadoras apresenta sintomas da doença.

"Se uma das jogadoras desenvolver sintomas, vamos levá-la imediatamente ao hospital, com o objetivo de ser examinada e isolada", disse à emissora de televisão ABC a chefe do Departamento de Saúde do estado de Queensland, Jeannette Young.

Um homem joga futebol americano com máscara, nas ruas de Pequim, na China - Nicolas Asfouri/AFP

A seleção chinesa chegou ao país depois de fazer uma escala em Wuhan, epicentro da epidemia.

Já o time masculino Shanghai SIPG, disputou em Pequim uma partida contra o tailandês Buriram United, na última terça (28), pela Champions League Asiática. A partida teve portões fechados.

No tênis, a Federação Internacional (ITF) decidiu levar os jogos do grupo 1 da zona Ásia/Oceania da Fed Cup (4 a 8 de fevereiro) de Dongguan, no sul chinês, para o Cazaquistão devido às "restrições de viagem na China".

A China endureceu no domingo as medidas e restrições para deter a epidemia, enquanto Estados Unidos e França anunciaram que se preparam para retirar seus cidadãos de Wuhan.

O coronavírus já deixou 132 mortos e contaminou quase 6.000 pessoas na China continental, de acordo com o balanço mais recente.

Com 11 milhões de habitantes, Wuhan foi colocada em quarentena na quinta-feira (23), assim como boa parte da província de Hubei (centro), da qual é a capital.

As provas da Copa do Mundo de esqui alpino, previstas para fevereiro no país, também foram canceladas, anunciou a Federação Internacional (FIS).

"Devido à epidemia e à propagação do novo coronavírus, a FIS e a Associação Chinesa de Esqui decidiram, em conjunto, cancelar as próximas provas da Copa do Mundo masculina previstas para 15 e 16 de fevereiro em Yanqing", 50 km ao norte de Pequim, informou a FIS em um comunicado.

Esta etapa seria o primeiro evento teste da China para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022.

Outras competições já foram canceladas, atrasadas ou realocadas. Entre elas, os pré-olímpicos de boxe e de basquete feminino saíram do país para a Jordânia e para a Sérvia, respectivamente. A volta de ciclismo de Hainan, parte do circuito da segunda divisão mundial, não será mais realizada.

Já o Mundial de Atletismo indoor foi adiado para 2021, e o Pré-Olímpico de lutas, que também está programado para a China em março, foi posto em estado de atenção.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas