Siga a folha

Descrição de chapéu F1

Bottas vence corrida sprint e larga na pole no GP de São Paulo

Líder do Mundial, Verstappen larga em segundo neste domingo (14); Hamilton sairá em décimo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O piloto finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, venceu a corrida sprint do GP de São Paulo neste sábado (13) e vai largar em primeiro na corrida deste domingo (14), em Interlagos, que começa às 14h —a Band transmite a prova.

Formato implementado pela primeira vez na etapa brasileira da F1, a corrida rápida, de 24 voltas, deu uma boa mostra do que os fãs podem esperar da disputa completa. Logo na largada, enquanto Bottas tomou a primeira posição de Max Verstappen e se manteve à frente até o fim, Lewis Hamilton escalou o grid.

Líder do campeonato, o piloto da Red Bull vai largar em segundo e ainda somou mais dois pontos, já que os três primeiros colocados da corrida sprint pontuam. Agora, ele tem 314,5 pontos, contra 293,5 de rival da Mercedes.

Largada da corrida sprint do GP de São Paulo - Ricardo Moraes/Reuters

Nesta modalidade de corrida, o primeiro colocado ganha três pontos, o segundo ganha dois e o terceiro obtém um ponto. Carlos Sainz, da Ferrari, foi o terceiro em Interlagos e somou um ponto.

Em 2019, Verstappen fez a pole e venceu a corrida na cidade de São Paulo —em 2020, o Brasil acabou fora do calendário da F1 por causa da pandemia de Covid-19.

O holandês havia largado em primeiro na sprint após herdar a posição justamente de Hamilton. Na sexta-feira (12), o heptacampeão fez o tempo mais rápido do treino classificatório, mas acabou desclassificado após sofrer uma punição.

"Aqui [em Interlagos], quando você está perto do carro da frente não é muito fácil ultrapassar", reclamou o holandês.

Hamilton teve que largar em último neste sábado, mas logo na primeira volta ganhou quatro posições. Em apenas 24 voltas, ele conseguiu escalar o grid e terminou em quinto.

Mesmo assim, ele terá outro desafio na etapa completa. Como ele trocou o motor de combustão de sua Mercedes, perderá cinco posições e vai largar em décimo. Para quem ganhou 15 posições em 24 voltas neste sábado, não é difícil esperar que ele possa brigar até pela vitória, já que o GP de São Paulo terá 71 ao todo.

Neste sábado, o heptacampeão foi punido após o delegado técnico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Joe Bauer, encontrar uma irregularidade na asa do carro do piloto da Mercedes.

O regulamento da F1 prevê que o vão entre as lâminas da asa traseira deve ser de, no máximo, 85 mm. Um espaço maior do que esse poderia significar uma vantagem competitiva, que foi constatada no veículo do competidor britânico. No entendimento da FIA, contudo, o fato não ocorreu por má fé e, sim, pelo desgaste natural da peça. Mesmo assim, o regulamento prevê a punição.

A demora para a divulgação da resolução do caso causou ansiedade no paddock. A investigação começou na sexta, pouco depois do treino classificatório, e só terminou depois do segundo treino livre, já neste sábado, cerca de duas horas antes da corrida sprint.

Verstappen também foi investigado. No caso do holandês, por ter tocado no carro do inglês logo depois da atividade na pista, ação que é proibida pelo regulamento. Por esta razão, foi multado em 50 mil euros (R$ 312 mil).​

Veja o grid completo do GP de São Paulo de F1

  1. Valtteri Bottas - Mercedes
  2. Max Verstappen - Red Bull
  3. Carlos Sainz - Ferrari
  4. Sergio Pérez - Red Bull
  5. Lando Norris - McLaren
  6. Charles Leclerc - Ferrari
  7. Pierre Gasly - AlphaThauri
  8. Esteban Ocon - Alpine
  9. Sebastian Vettel - Aston Martin
  10. Lewis Hamilton - Mercedes*
  11. Daniel Ricciardo - McLaren
  12. Fernando Alonso - Alpine
  13. Antonio Giovinazzi - Alfa Romeo
  14. Lance Stroll - Aston Martin
  15. Yuki Tsunoda - AlphaTauri
  16. Nicholas Latifi - Williams
  17. George Russell - Williams
  18. Kimi Raikkonen - Alfa Romeo
  19. Mick Schumacher - Haas
  20. Nikita Mazepin - Haas

*Terminou a corrida sprint em quinto, mas cumprirá punição

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas