Descrição de chapéu F1

Hamilton é punido e larga em último no sprint do GP de São Paulo

FIA encontrou irregularidade na asa do carro da Mercedes; Verstappen é multado em R$ 312 mil

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São Paulo

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou neste sábado (13) que Lewis Hamilton foi desclassificado do treino que definiu o grid de largada para a corrida sprint do GP de São Paulo, que acontece nesta tarde, às 16h30.

O inglês havia feito a melhor volta na sexta-feira (12) e largaria na pole na corrida curta que definirá as posições para a prova completa, no domingo (14), às 14h. Agora, com a punição, largará em último no sprint.

"Os comissários decidem que o carro 44 [de Lewis Hamilton] falhou no teste indicado e, portanto, viola o Art 3.6.3 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 da FIA", diz trecho do comunicado da FIA. "A penalidade usual por não cumprimento técnico é a desclassificação da sessão de qualificação."

Além de largar no fim do pelotão no sprint, o vice-líder do Mundial terá de cumprir outra punição. Como ele teve de trocar o motor de combustão de seu carro, vai perder cinco posições no grid de largada da corrida.

Lewis Hamilton durante treino no circuito de Interlagos
Lewis Hamilton durante treino no circuito de Interlagos - Ricardo Moraes/Reuters

Já o holandês Max Verstappen, líder da temporada, foi multado em 50 mil euros (cerca de R$ 312 mil), por ter tocado justamente na asa do carro de Hamilton após a atividade de sexta. Em comunicado, a FIA explicou a razão da punição ao piloto da Red Bull.

"É claro para os comissários que se tornou um hábito dos motoristas tocar nos carros após a qualificação e as corridas. Esta foi também a explicação de Verstappen", diz trecho da nota da entidade. "No entanto, é uma violação do regulamento do parque fechado e tem potencial significativo para causar danos."

Com a punição a Hamilton, o líder do Mundial vai largar em primeiro neste sábado, ao lado de Valteri Bottas, da Mercedes, que sobe para a segunda posição.

Horas após a disputa do treino classificatório nesta sexta (12), o delegado técnico da FIA, Joe Bauer, encontrou algo errado no sistema de redução de arrasto do carro de Hamilton. O regulamento da F1 prevê que o vão entre as lâminas da asa traseira deve ser de, no máximo, 85 mm. Um espaço maior do que esse poderia significar uma vantagem competitiva.

Bauer encaminhou o assunto para os administradores, que decidiram penalizar o britânico.

A decisão poderia ter saído na noite de sexta, porém se arrastou até este sábado (13) por causa de uma interferência de Max Verstappen. Um vídeo feito por um torcedor e que passou a circular nas redes sociais mostra o holandês tocando a asa traseira do carro de Hamilton após a sessão classificatória.

De acordo com o Código Esportivo Internacional da FIA, "em regime de parque fechado [como os carros já estavam após a sessão], nenhuma operação, checagem, ajuste ou reparo é autorizado sem a autorização expressa dos comissários". Ou seja, o líder da temporada não podia ter tocado no carro do rival.

O piloto da Red Bull, então, foi chamado às 9h30 deste sábado para dar esclarecimentos. A audiência foi rápida e durou menos de 15 minutos, mas não houve nenhum comunicado oficial sobre a reunião. Enquanto isso, os chefes de Verstappen tomavam café no paddock e aparentavam certa tranquilidade.

Às 10h30, representantes da Mercedes foram chamados novamente para tratar do assunto. Essa reunião durou cerca de 1h e terminou às 11h25, cerca de meia hora antes do segundo treino livre, marcado para as 12h. A atividade na pista já havia terminado quando as decisões sobre as punições foram comunicadas.

Este será o primeiro ano que a etapa brasileira vai receber o novo formato de definição do grid de largada. A ordem dos pilotos na pista será definida na corrida sprint —com cerca de 24 voltas— que acontecerá neste sábado (13). A prova completa será disputada no domingo, com transmissão da Band.

Em 2019, Max Verstappen fez a pole e venceu a corrida na cidade de São Paulo —em 2020 o Brasil acabou fora do calendário da F1 por causa da pandemia de Covid-19.

Na corrida sprint, somente os três primeiros colocados recebem pontos: o primeiro ganha três pontos, o segundo ganha dois e o terceiro obtém um ponto.

Com o campeonato se aproximando do fim, cada vantagem pode ser decisivo. Neste momento, 19 pontos separam o líder e o vice-líder da temporada —(312,5 contra 293,5).

Depois do Brasil, o campeonato terá mais três provas: Qatar, Arábia Saudita e Abu Dhabi.

Além da Band, a F1 anunciou nesta sexta-feira (12) que a corida deste sábado (13) será transmitida pelo canal do streamer Gaules na Twitch.

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