Siga a folha

Por que enjoamos quando andamos de carro? Neurologista responde

Seção 'Um Adulto Responde' da Folhinha explica o que é cinetose

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Seja na cidade, seja na estrada, às vezes acontece de nos sentirmos mal enquanto estamos em um veículo em movimento. Tem gente que só sente isso quando está, por exemplo, usando o celular ou lendo um livro, mas há outras pessoas que passam mal mesmo sem estar engajadas em outra atividade.

A pergunta desta semana na seção Um Adulto Responde é sobre este tema, e quem responde é o neurologista Saulo Nardy Nader.

Ilustração de Catarina Pignato - Catarina Pignato

Quem tiver dúvidas a respeito de qualquer assunto também pode pedir ajuda mandando um email para folhinha@grupofolha.com.br. Encontraremos um especialista e traremos a solução até você.

Por que a gente enjoa às vezes quando está no carro?

Vanessa S., 10 anos

Olha só, Vanessa, isso se chama cinetose. Nome estranho, não é?

A cinetose ocorre quando há uma espécie de "bug" no cérebro quando estamos dentro de algum veículo em movimento, como carro, metrô, ônibus, barco ou avião. É cada coisa que pode acontecer com nosso corpo!

O cérebro não consegue interpretar direito as informações que estão chegando para ele sobre a movimentação do nosso corpo através dos nossos olhos (visão) e dos nossos labirintos, orgãozinhos minúsculos que ficam dentro do nosso ouvido e servem para captar o movimento que fazemos.

Ocorre, então, uma "briga" lá dentro do cérebro entre essas duas informações, a visão e os labirintos, gerando assim a tontura e enjoo. Superchato.

Muita gente até mesmo vomita dentro do carro. Eu, quando criança, sempre levava saquinho de emergência porque numa viagem maior sempre vomitava.

A cinetose pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum iniciar na infância, entre 6 a 8 anos. Existem remédios e até mesmo reabilitação vestibular (treinos feito por fisioterapeutas ou fonoterapeutas) para a tratar a cinetose, se ela for um grande incômodo na sua vida.

Busque um médico em caso de necessidade.

A boa notícia para você, querida Vanessa, é que a maior parte das crianças que sofrem com a cinetose vai melhorar sozinha durante a adolescência. Eu mesmo melhorei da minha.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas