Siga a folha

Descrição de chapéu
Livros

Livro de 1º d.C. prova que os gregos já sabiam fazer uns novelões deliciosos

Há algo muito próximo da novela televisiva na lógica narrativa de 'Quéreas e Calírroe'

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Quéreas e Calírroe

Avaliação: Ótimo
  • Preço: R$ 57 (208 págs.)
  • Autoria: Cáriton de Afrodísias
  • Editora: Editora 34
  • Tradução: Adriane da Silva Duarte

Quem pensa no legado literário da Grécia Antiga quase invariavelmente tem na cabeça os poemas épicos de Homero ou o teatro ateniense. Mas os gregos da Antiguidade também inventaram o romance de aventura, um gênero repleto de novelões deliciosos cujo maior expoente acaba de ganhar uma tradução brasileira.

Não se assuste com o título impronunciável. “Quéreas e Calírroe”, livro provavelmente escrito em meados do século 1º d.C. por um obscuro especialista em retórica chamado Cáriton de Afrodísias, talvez seja uma das melhores introduções possíveis à literatura helênica antiga, graças ao texto ágil e divertido.

Afrodísias, que ficava no sudoeste da atual Turquia, deve seu nome à deusa da beleza e do amor, Afrodite, e a influência da divindade se faz sentir o tempo todo nas desventuras em série dos protagonistas da obra, um casal de jovens apaixonados.

Vista do Parthenon, durante o inverno grego em 2021 - Aris Messinis/AFP

Quéreas e sua amada Calírroe são membros da elite da cidade-Estado de Siracusa, na Sicília, por volta de 400 a.C. (séculos, portanto, antes da época em que o autor viveu; é uma espécie de romance histórico). Num momento de ciúme descontrolado —afinal, não há homem em Siracusa que não esteja atrás da irresistível Calírroe—, Quéreas agride sua jovem mulher e aparentemente a mata. Inconsolável, deposita seu corpo num mausoléu repleto de oferendas.

Mas é claro que a moça, na verdade, ficou apenas desacordada, e uma sucessão de peripécias, envolvendo piratas, traficantes de escravos, eunucos e até imperadores, leva os dois a atravessarem o Mediterrâneo e a Mesopotâmia tentando se reencontrar.

Há algo muito próximo da novela televisiva —e até de sua variante mexicana— na lógica narrativa do livro. Coincidências improváveis e discursos grandiosos estão por toda parte, bem como abundantes lágrimas vertidas pelo casal azarado.

Por outro lado, o texto alude o tempo todo aos clássicos da literatura grega, em especial Homero (detalhes devidamente ressaltados pela cuidadosa tradução de Adriane da Silva Duarte, professora de língua e literatura gregas da Universidade de São Paulo). E a ambientação histórica, que engloba os desastres da chamada Guerra do Peloponeso (entre as cidades-Estado de Atenas e Esparta, na qual Siracusa também se viu envolvida) e o poderio do Império Persa no Oriente Médio, vale como um convite para entender melhor a história e os costumes do período clássico helênico.

O paradoxo aqui, claro, é que a narrativa foi composta num momento em que as cidades gregas tinham perdido havia muito sua independência para o Império Romano (e, antes disso, para Alexandre, o Grande e seus sucessores). Portanto, o romantismo remoto do período retratado vale tanto para os leitores originais do livro quanto (numa medida maior, é claro) para o público moderno.

A influência de “Quéreas e Calírroe” e outros romances gregos acabaria se estendendo até sobre a nascente literatura cristã (majoritariamente também escrita em grego).

Um dos textos apócrifos (não incluídos na Bíblia) mais populares dos primeiros séculos cristãos, os “Atos de Paulo e Tecla”, reproduzem o mesmo clima aventuresco e sensual —uma linda protagonista, amores não correspondidos, resgates por um triz— a serviço de uma mensagem ascética e em defesa da castidade.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas