Siga a folha

Jonathas de Andrade vai representar o Brasil na Bienal de Veneza de 2022

Escolhido pelo curador da Bienal de São Paulo, alagoano trabalha em instalação inédita para mostra

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O artista alagoano Jonathas de Andrade, 39, vai representar o Brasil na Bienal de Veneza 2022, que acontece entre abril e novembro do ano que vem.

Conhecido por obras como a videoinstalação "O Peixe", que esteve na Bienal de São Paulo de cinco anos atrás, e pelo painel de cartazes "Educação para Adultos", Andrade foi escolhido por Jacopo Crivelli Visconti, curador da participação nacional na tradicional mostra italiana e também curador geral da última Bienal de São Paulo, recém-encerrada.

O anúncio do nome que será a cara do Brasil na mais antiga mostra de arte do mundo foi feito nesta quarta, pela Fundação Bienal de São Paulo. A nova edição da mostra em Veneza, adiada de 2020 para o ano que vem, tem organização da italiana Cecilia Alemani e foi batizada "The Milk of Dreams", ou o leite dos sonhos, remetendo a um livro da escritora e artista surrealista britânica Leonora Carrington, morta há dez anos.

Para conversar com essa ideia de imaginário, Andrade está concebendo uma instalação inédita, comissionada para a ocasião. "A ideia de representar o Brasil, hoje, seja onde for, é antes de tudo um desafio pela responsabilidade diante do quadro de complexidades cruciais que o país enfrenta", ele diz, em nota. "Que a arte consiga traduzir o embaraço que é viver nos nossos tempos e que inspire sonhos que permitam desatar esses nós."

Andrade se consolidou na última década como um dos nomes mais conhecidos de sua geração em trabalhos que retratam e reimaginam a falha de projetos grandiosos e de determinadas estéticas do país, como em "Educação para Adultos", em que reúne e atualiza a dimensão política e estética de 60 cartazes usados nos anos 1960 por Paulo Freire para a alfabetização de adultos.

Um de seus projetos mais emblemáticos é o conjunto de trabalhos que Andrade reúne no "Museu do Homem do Nordeste", concebido como contraponto ao museu antropológico criado em 1979 por Gilberto Freyre, no Recife.

Enquanto o museu original revisa a história colonial e a identidade da região a partir de uma reunião de artefatos e objetos históricos, Andrade desloca seu olhar para as pessoas, deixando transparecer a maneira como as relações de poder e de classe carregam os rastros da história.

As participações brasileiras nas bienais de arte e arquitetura de Veneza ocorrem no pavilhão brasileiro, construído em 1964 nos Giardini, os jardins da Bienal de Veneza, a partir de um projeto de Henrique Mindlin e mantido pelo Ministério das Relações Exteriores.

Andrade já teve mostras individuais em museus de Chicago, Nova York, Toronto, Cidade do México e Rio de Janeiro. Suas obras também já integraram a Bienal de Istambul e coletivas no MoMA e no Guggenheim, em Nova York.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas