Siga a folha

Descrição de chapéu folha mauá

Ranking Folha-Mauá: Fiat 500e se destaca pelo baixo gasto de energia no trânsito

Modelo custa a partir de R$ 256 mil e é a única opção do novo 500 disponível no mercado brasileiro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Rodar 100 quilômetros pela cidade de São Paulo com Fiat 500e custa aproximadamente R$ 7. O valor considera a tarifa de energia no mês de julho e os resultados obtidos pelo carro no teste Folha-Mauá. Os modelos híbridos ou 100% elétricos se destacaram na edição 2022 do Ranking-Folha, que avaliou 81 carros em 15 categorias.

O modelo foi o mais econômico entre os hatches elétricos tanto na cidade como na estrada. De acordo com a montadora, seu preço parte de R$ 256 mil, e é a única opção do novo 500 disponível hoje no mercado brasileiro.

O carro elétrico mais rápido entre os compactos foi o Mini Cooper SE, que foi do zero aos 100 km/h em 7,2 segundos. Seu preço começa em 248,6 mil. A versão com motor a gasolina custa R$ 228,3 mil. Os modelos têm desempenho equivalente, segundo o Instituto Mauá de Tecnologia.

Nova geração do Fiat 500 vem só elétrica - Divulgação
Mini Cooper SE é versão elétrica de compacto do grupo BMW - Divulgação

Como são feitos os testes

Para aferir o desempenho dos carros, o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS.

Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os engenheiros dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto.

Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas