Descrição de chapéu folha mauá

Ranking Folha-Mauá: Volvo elétrico é mais rápido que rivais a gasolina

Carros podem rodar 400 km com uma carga completa de bateria, segundo montadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Volvo XC40 mostra que os utilitários esportivos elétricos podem ser tão rápidos quanto os modelos premium movidos a gasolina, segundo o desempenho no teste Folha-Mauá. Os modelos híbridos ou 100% elétricos se destacaram na edição 2022 do Ranking-Folha, que avaliou 81 carros em 15 categorias.

Na medição de retomada (80 km/h a 120 km/h), o modelo registrou o melhor resultado entre todos os SUVs testados, incluindo os concorrentes movidos a gasolina. Já o C40 T8, que divide plataforma com o XC40, foi o mais econômico no uso urbano.

O Audi eTron RS Sportback também se destacou nas provas de desempenho e de consumo de energia. Foi o mais eficiente na estrada e o mais rápido na prova de aceleração do zero aos 100 km/h.

Os vencedores se destacam também pela autonomia. As marcas afirmam que seus carros elétricos podem rodar cerca de 400 km com uma carga completa de suas baterias.

Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver
Volvo XC40 Recharge P8 AWD - Divulgação
Audi e-tron Sportback
Audi etron Sportback - Divulgação

Como os testes são feitos

Para aferir o desempenho dos carros, o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS.

Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os engenheiros dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto.

Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.