Siga a folha

Descrição de chapéu refugiados

Resultados iniciais esquentam debate sobre populismo

O nacionalista Liga e o movimento 5 Estrelas podem somar os votos de quase metade do eleitorado

Apoiadores da Liga seguram faixa que diz "primeiro os italianos" em ato em Milão, Itália - Tony Gentile - 24.fev.2018/Reuters

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Roma

A “fera do leste”, apelido dado à frente fria que tomou a Europa nos últimos dias, arrefeceu, e eleitores italianos puderam votar no domingo sem enfrentar nevascas.

Mas os resultados trouxeram outra temida criatura ao debate público: o populismo. O partido nacionalista Liga recebeu de 13% a 16% dos votos, segundo pesquisas, e o 5 Estrelas, que contesta o sistema político, teve de 29,5% a 32,5%. Somados, são quase metade do eleitorado.

Há semanas soa o alerta da possibilidade de a Liga integrar o próximo governo italiano. Essa não é exatamente uma novidade na Itália, diz o especialista em populismo Cas Mudde. 

“A imprensa está obcecada com o ‘crescimento do populismo’”, afirma. Toda a atenção dada ao fenômeno contribui para inflá-lo, diz.

O ex-premiê Silvio Berlusconi, que lidera a coalizão de direita, já formou um governo com a Liga em 1994. A Aliança Nacional, que se descreve como “pós-fascista”, também fez parte daquele governo.

Existe também uma importante distância entre discurso e prática na plataforma desses partidos.

Berlusconi e seus aliados falam em deportar 600 mil migrantes, uma medida inviável. Assim como é improvável que o 5 Estrelas consiga implementar um salário universal de R$ 3.000, em um país que deve o equivalente a 135% do PIB.

O que é novidade neste ano, porém, é a aproximação entre forças populistas de diferentes países. Steve Bannon, estrategista da campanha de Donald Trump nos EUA, veio a Roma para apoiar a Liga, e afirmou que a Itália representa hoje um “populismo puro”.

“O povo italiano foi mais longe, em um período de tempo mais curto, do que os britânicos com o ‘brexit’ e os americanos com Trump”, afirmou.

Mudde não se impressiona. “Líderes da extrema direita já se apoiaram em outros momentos, duvido que eleitores italianos saibam quem é Bannon...”

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas