Siga a folha

Observadores da UE dizem que candidatos não competiram igualmente no Paquistão

Missão diz, no entanto, não ter constatado interferência militar em 582 seções visitadas

Simpatizantes de candidatos independentes protestam contra a Comissão Eleitoral do Paquistão, exigindo a recontagem dos votos, em Bannu (Paquistão) - Abdul Haseeb/Associated Press

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Islamabad | Reuters

Uma equipe de monitoramento eleitoral da União Europeia afirmou nesta sexta-feira (27) que a campanha pelas eleições gerais no Paquistão, realizas nesta quarta, apresentaram "falta de igualdade" entre os candidatos e partidos.

"Apesar de haver diversas leis garantindo condições equitativas, chegamos à conclusão de que houve falta de igualdade e de oportunidade", afirmou Michael Gahler, observador-chefe da Missão de Observação Eleitoral da UE. 

O ex-jogador de críquete Imran Khan declarou vitória no pleito nesta quinta. Na sexta, seu principal opositor, Shehbaz Sharif, reconheceu sua derrota e disse que vai passar à oposição.

Os resultados oficiais não foram divulgados, e houve inúmeras denúncias de irregularidades na contagem dos votos. 

"Muitos dos nossos interlocutores reconheceram um esforço sistemático para deslegitimizar o partido governista por meio de casos de corrupção, de desrespeito a tribunais e de acusações de terrorismo contra seus líderes e candidatos", afirmou Gaher.

A missão teve 120 observadores que visitaram 582 centros de votação em todas as províncias, exceto o Baluquistão.

Gahler afirmou que os observadores não constataram uma interferência militar direta nas seções que avaliaram.

"No dia da eleição, a votação foi avaliada como bem conduzida e transparente. No entanto, a contagem foi um tanto problemática com pessoas não podendo acompanhar os procedimentos." 

Na quinta-feira, uma fonte do Departamento de Estado americano afirmou ao Financial Times que os EUA "estão preocupados com relatos de restrições à liderdade de expressão, de associação e de imprensa nos dias antes das eleições". 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas