Siga a folha

Atentado com explosivos contra mesquita deixa mais de 60 mortos no Afeganistão

Governo culpa Taleban pela ação, mas grupo nega participação no ataque

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cabul e Jalalabad (Afeganistão) | Reuters e AFP

Um ataque a uma mesquita no Afeganistão nesta sexta-feira (18) deixou mais de 60 mortos após o teto do templo desabar em consequência de explosões. 

As autoridades da província de Nangarhar, 100 km a leste de Cabul, na fronteira com o Paquistão, confirmaram que ao menos 62 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na ação.

"As pessoas ainda estão usando uma escavadeira para tirar os corpos e os feridos dos destroços", disse Sohrab Qaderi, membro do conselho local. Por isso, afirmou ele, o número total de vítimas ainda pode subir.

Voluntários carregam homem ferido após ataque a mesquista na província de Nangarhar - Noorullah Shirzada/AFP

Ainda não está claro como o ataque aconteceu. O porta-voz do governo de Nangarhar, Attaullah Khogyani, afirmou que duas bombas foram colocadas dentro da mesquita e explodiram durante as orações de sexta.

Ele disse ainda que a maior parte das vítimas era de jovens. Já o porta-voz da Presidência do Afeganistão, Sediq Seddiqi, disse que um homem-bomba se explodiu dentro do templo. Ele também usou as redes sociais para condenar o ataque.

 

"O Taleban e seus parceiros em crimes horrendos continuam a mirar civis durante suas orações", disse.

O grupo, porém, negou participação no episódio e culpou o governo. "Todas as testemunhas afirmam que foi um ataque mortal das forças da Administração de Cabul", afirmou Suhail Shaheen, porta-voz do Taleban.      

Outra suspeita poderia recair sobre o Estado Islâmico, que atua na região, mas a facção terrorista tampouco assumiu a autoria do atentado. 

O ataque acontece após a ONU publicar um novo relatório na quinta-feira (17), no qual afirma que o número de civis mortos e feridos subiu no Afeganistão no último trimestre.

Entre 1º de julho e 30 de setembro foram 1.174 civis mortos e 3.139 feridos de acordo com o levantamento —aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2018.  

O relatório, que analisa a violência no país ao longo de 2019, enfatiza que "os afegãos foram expostos a níveis extremos de violência por muitos anos", apesar das promessas de todas as partes de "prevenir e mitigar os danos ao meio ambiente e aos civis". 

"As vítimas civis são totalmente inaceitáveis", disse o representante especial da ONU no Afeganistão, Tadamichi Yamamoto, acrescentando que o documento demonstra a importância das negociações para um cessar-fogo e para um acordo político permanente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas