Siga a folha

Mais de cem morreram em protestos por alta da gasolina no Irã, diz Anistia Internacional

País vive onda de manifestações contra forte aumento no preço da gasolina

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Londres e Teerã | AFP

Um levantamento da Anistia Internacional aponta que mais de cem manifestantes morreram no Irã durante o movimento desencadeado na sexta-feira (15) contra o aumento do preço da gasolina.

A entidade afirmou, em comunicado, ter a confirmação de ao menos 106 mortes em 21 cidades diferentes e disse que o número pode ser o dobro, pois restam denúncias a serem averiguadas.

Posto de gasolina incendiado por manifestantes durante protesto contra aumento dos preços dos combustíveis em Eslamshahr, próximo a Teerã - 17.nov.19/AFP

“As autoridades devem pôr um fim imediato a essa repressão brutal e mortal”, disse Philip Luther, diretor de pesquisa da entidade para o Oriente Médio e Norte da África. 

A ONG explicou que baseou suas informações em vídeos certificados como verdadeiros, testemunhos de pessoas e informações de ativistas de direitos humanos fora do Irã. 

Esses registros mostram membros das forças de segurança usando armas de fogo, canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Também há imagens de cápsulas no chão e de atiradores de elite nos telhados de edifícios disparando contra a multidão.

“Embora a maioria dos protestos parecesse pacífica, em alguns casos, à medida que a repressão se intensificou, um pequeno número de manifestantes jogou pedras, causou incêndios e danificou bancos”, diz o relatório. 

Segundo a ONG, as forças de segurança não entregaram os corpos das vítimas às famílias —em alguns casos, eles foram enterrados de forma apressada e sem a realização de autópsias independentes. 
Mais cedo, a ONU disse que temia que dezenas de pessoas tenham sido mortas nos atos.

A imprensa local reportou que cinco mortes foram confirmadas oficialmente, incluindo a de três policiais.

A Anistia Internacional pediu ao regime que retirasse o bloqueio quase total da internet, “imposto para impedir o fluxo de informações sobre a repressão dos protestos para o mundo exterior”.

As manifestações começaram após o anúncio do aumento de pelo menos 50% do preço da gasolina, para os primeiros 60 litros comprados a cada mês, e de 300% para compras adicionais. Centenas de jovens e trabalhadores da classe média saíram às ruas para expressar sua raiva contra a piora do padrão de vida e o aumento da corrupção e da desigualdade social. 

Segundo as autoridades iranianas, mais de mil pessoas foram presas nesses atos.

O regime justificou a medida argumentando que a alta na arrecadação irá beneficiar os 60 milhões de iranianos mais desfavorecidos —a população total do país é de 83 milhões de pessoas.

Posto de gasolina incendiado por manifestantes durante manifestação contra o aumento dos preços de combustíveis em Eslamshahr, próximo à capital iraniana, Teerã - 17.nov.19/AFP

O líder supremo do Irã, aitolá Ali Khamenei, criticou os manifestantes. “Algumas pessoas estão contrariadas por esta decisão, [...] mas danificar e atear fogo não é algo de uma pessoa normal”, disse, no domingo (17).

Nesta terça (19), o líder afirmou que os protestos eram uma questão de segurança nacional e que não estavam sendo realizados pelos iranianos. 

Ainda no domingo, a Casa Branca condenou Teerã pelo uso de força letal na repressão das manifestações. “Os Estados Unidos apoiam o povo iraniano em seus protestos pacíficos contra o regime que deve governá-lo”, afirmou uma porta-voz do governo americano.

Um porta-voz do Judiciário afirmou que os protestos haviam chegado ao fim. Mas vídeos publicados em redes sociais, mesmo durante o bloqueio da internet, mostram manifestantes em várias cidades na noite de segunda (18). 

Mais cedo, o regime afirmou que gravações antigas estão sendo recicladas para perturbar a segurança nacional. 

Os atos ocorrem em um cenário de crise, agravada pela retirada unilateral dos EUA em 2018 do acordo sobre o programa nuclear iraniano. Como consequência, Washington retomou a imposição de sanções econômicas, que afetam gravemente o país.

O Irã é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, mas possui capacidade de refinamento limitada. As restrições americanas dificultam a manutenção das usinas de refinamento, estrangulando a oferta de combustíveis no mercado interno. 

Os preços de produtos básicos, como pão e arroz, subiram fortemente nos últimos meses, alimentando a insatisfação dos iranianos.  

A moeda local, o rial, registrou forte desvalorização. A inflação supera 40%, e o FMI prevê para este ano uma queda de 9,5% do PIB iraniano.

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas