Siga a folha

Descrição de chapéu Queda do Muro, 30

Muro de Berlim não teria caído sem protestos no Leste, dizem ativistas

Revolução contra a ditadura precedeu queda do muro, que faz 30 anos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Berlim

Assim como Angela Merkel em Leipzig, Marianne Birthler, 71, era militante do movimento alemão-oriental por direitos civis que precedeu a queda do Muro, mas em Berlim. Filiada à esquerda democrática da Bündnis 90 (Liga 90), hoje aliada dos Verdes, ela considera a reunificação, “apesar de tudo, um sucesso”.

“Eu me tornei cidadã de um país livre”, comemora. “Meus filhos puderam fazer o vestibular alemão, o ‘Abitur’. Com uma mãe na oposição, isso não era possível.”

Seção ainda em pé no Memorial do Muro de Berlim, na Bernauer Strasse - Fabrizio Bensch/Reuters

Birthler critica, contudo, a visão que atribui toda a mudança à abertura do Muro de Berlim, em 9 de novembro, e obscurece a chamada Revolução Pacífica que a precedeu.

 

“Sem essa revolução não teria havido a queda do Muro. E sem a queda do Muro não haveria a reunificação alemã”, ressalva. “A liberdade veio porque as pessoas da Alemanha Oriental fizeram uma revolução contra a ditadura.”

​Exato um mês antes da queda do Muro, centenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas, partindo das igrejas de São Nicolau, em Leipzig, e Gethsêmane, em Berlim. Desafiavam a violenta repressão infligida pela polícia socialista nos dias e semanas anteriores, mas ela não se repetiu.

Os manifestantes concluíram que a ditadura do partido SED estava à beira da rendição. “Era o dia 9 de outubro. Para as pessoas que participaram, essa data foi muito mais importante que o 9 de novembro”, relembra Birthler.

Essa foi a ordem correta dos fatos, concorda Wolfgang Thierse, alemão-oritenal que presidiu o Parlamento (Bundestag) pelo partido de centro-esquerda SPD. Primeiro, a ação dos alemães-orientais, depois a abertura do Muro, e só então o processo de reunificação.

Ambos atribuem a essa revolta democrática o fato de os arquivos secretos da Stasi, a polícia política do SED, ficarem abertos e permanecerem disponíveis para consulta das vítimas de perseguição.

“Queríamos fazer diferente de 1945, depois da ditadura nazista. Queríamos que as vítimas pudessem entender o que aconteceu, quem eram os responsáveis”, diz Thierse. “Foi um processo que impediu funcionários da polícia secreta de abusar do poder com as informações que tinham.”

​​Birthler, que por dez anos dirigiu a repartição encarregada de preservar e dar acesso aos arquivos, conta que os departamentos da Stasi foram ocupados pelos revoltosos e só por isso esses documentos foram preservados.

“Isso foi muito importante nos anos 1990, e nas décadas seguintes, para impedir que antigos delatores trabalhassem depois como professores ou políticos.”

Para o cientista político Max Freitag, a falta de reconhecimento do papel desempenhado por alemães-orientais leva água para o moinho da AfD: “Muitos eleitores se sentem perdidos no discurso alemão-ocidental, em que suas histórias de vida não são levadas em conta, ou em que, quando se fala de Alemanha Oriental, só se fala da Stasi, de como tudo era tão ruim”.


Leia mais

Alemanha unificada se volta à direita, sobretudo no Leste ​

Alemães-orientais perderam segurança oferecida pelo Estado

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas