Siga a folha

Ala pragmática pressiona por pedido de desculpas à China após acusações de Eduardo

Deputado culpou país asiático por pandemia de coronavírus, e embaixada cobra retratação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Preocupados com a troca de acusações entre o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, a ala pragmática do governo passou a defender que o governo peça desculpas ao país asiático.

Enquanto alguns auxiliares advogam por uma manifestação pública, militares afirmam que autoridades brasileiras deveriam entrar em contato com a missão diplomática, de forma mais discreta, para deixar claro que a opinião do filho do presidente Jair Bolsonaro não é partilhada pelo Planalto ou pelo Itamaraty.

Para um assessor, independentemente do caminho escolhido, "alguma coisa terá que ser feita".

Interlocutores ouvidos pela Folha consideraram grave e fora da praxe diplomática o tom adotado tanto por Yang quanto pela conta oficial da embaixada da China no Brasil para responder a publicações de Eduardo, que disse em suas redes que a China é culpada pela pandemia do Covid-19.

O deputado Eduardo Bolsonaro, durante sessão na Câmara - Gilmar Felix - 10.mar.2020/Câmara dos Deputados

O parlamentar republicou no Twitter um texto sobre o tema e, numa introdução, comparou a resposta de Pequim diante da pandemia à atuação dos soviéticos para esconder a real magnitude do acidente nuclear de Tchernóbil, em 1986.

"A culpa é da China, e a liberdade seria a solução", escreveu, numa mensagem que posteriormente foi apagada.

As autoridades chinesas classificaram como “insulto maléfico” as declarações do deputado e disseram que ele voltou com um “vírus mental” da viagem aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente dos EUA, Donald Trump em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida.

A conta da missão diplomática da China no Twitter afirmou ainda que a atitude de Eduardo está “infectando a amizade" entre os dois países.

Auxiliares do presidente Bolsonaro ressaltaram que as respostas dos chineses ocorreram horas depois da mensagem publicada por Eduardo, o que significa que Yang está respaldado por Pequim.

Isso revela, dizem, que o mal-estar causado pelo filho de Bolsonaro é "mais grave do que se imagina”.

As manifestações chinesas causaram apreensão no agronegócio, na equipe econômica e entre militares. O país asiático hoje é o maior comprador das exportações nacionais, sobretudo de produtos agrícolas.

Além disso, enquanto no Brasil a pandemia de coronavírus está em seu estágio inicial, na China ela se aproxima da fase final.

A avaliação, portanto, é que os chineses estarão à frente de qualquer esforço de retomada da demanda global, e o Brasil não pode se dar ao luxo de ter rusgas políticas com Pequim nesse momento.

Sob condição de anonimato, um auxiliar destaca que a China, tanto pelas compras do agronegócio quanto pelos investimentos que realiza no Brasil, será peça fundamental da recuperação da economia brasileira após os meses de paralisação pela crise sanitária.

Chamou a atenção ainda de membros do governo brasileiro que o embaixador Yang marcou em suas redes sociais tanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quanto o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores), numa sinalização de que o regime chinês espera manifestações de ambos.

Maia pediu desculpas em nome da Câmara dos Deputados pelas “palavras irrefletidas” de Eduardo, mas Ernesto até o momento não se pronunciou.

Segundo disseram à Folha interlocutores, o chanceler ainda avalia se adotará algum posicionamento público, embora ainda não se saiba com qual teor.

Um pedido de desculpas por parte de Ernesto é delicado, uma vez que ele é um expoente do grupo ideológico do governo e tem em Eduardo Bolsonaro seu principal pilar de apoio para permanecer no cargo.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), disse que a manifestação de Eduardo culpando a China pelo coronavírus é “infeliz”.

“Eu acho que a manifestação do Eduardo é infeliz neste momento, mas é preciso perceber que a mensagem expressada tem peso relacionada a quem a expressa. Neste momento, com pouquíssima credibilidade”, declarou, referindo-se ao filho do presidente.

Ele destacou, porém, que a acusação do deputado não deve ser entendida como uma opinião do governo brasileiro ou de Bolsonaro.

“Você não pode interferir na relação dos países com uma declaração de alguém que é paralelo ao poder.”

“É uma questão diplomática, não é expressão da Presidência da República. Os pais não são diretamente responsáveis pelos atos e condutas dos seus filhos o tempo inteiro”, concluiu.

As declarações de Eduardo também geraram reação entre a oposição no Congresso.

O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) entrou com representação contra o filho do presidente no Conselho de Ética da Câmara. Ele pede que o mandato de Eduardo seja cassado.

Freixo argumenta que a imunidade parlamentar garantida pela Constituição "não pode ser deturpada para praticar abusos e atos incompatíveis com o decoro" de um deputado federal.

O parlamentar do PSOL diz ainda que Eduardo, com suas declarações, atacou outra nação, "principalmente em relação à gravíssima pandemia do coronavírus", e feriu a dignidade do cargo que ocupa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas