Siga a folha

Estátua de George Floyd é vandalizada pela segunda vez em Nova York

Busto foi coberto de tinta prateada por skatista, afirma polícia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma estátua em homenagem a George Floyd, símbolo da luta contra a violência policial e o racismo nos Estados Unidos, foi vandalizada pela segunda vez, em Nova York.

O busto feito de madeira pelo artista Chris Carnabuci foi manchado com tinta prateada na manhã deste domingo (3). Segundo a polícia, um vídeo mostra um skatista não identificado jogando tinta no monumento e fugindo em seguida.

Imagem retirada de vídeo da polícia de Nova York mostra estátua de George Floyd sendo coberta de tinta no domingo - NYPD/via Reuters

Duas estátuas que ficam ao lado da de Floyd —em homenagem ao ativista pelos direitos civis John Lewis e a Breonna Taylor, mulher negra que foi morta pela polícia no Kentucky no ano passado— não foram tocadas.

A estátua de Floyd já havia sido atacada cinco dias depois de ser inaugurada, em 19 de junho —data em que os EUA comemoraram pela primeira vez como feriado nacional o dia que marca o fim da escravidão no país. Na ocasião, foi coberta de tinta preta e pichada com a inscrição "Patriot Front" (frente patriota), nome de um grupo neonazista americano.

Em Newark, no estado de Nova Jersey, outra estátua que homenageia Floyd amanheceu vandalizada em 24 de junho. A escultura de bronze com mais de 300 kg, que o retrata sentado em um banco em frente à prefeitura da cidade, foi pichada com tinta preta e recebeu inscrições com referência ao grupo neonazista.

Cerimônia de inauguração da estátua feita pelo artista Chris Carnabuci em homenagem a George Floyd, em Nova York - Ed Jones - 19.jun.21/AFP

Depois dos incidentes, o monumento nova-iorquino, que ficava em uma avenida da região do Brooklyn, foi transferido para a Union Square, no coração de Manhattan.

Morto por um policial branco em maio de 2020, durante uma abordagem desastrosa em Minneapolis, Floyd tornou-se um ícone do movimento Vidas Negras Importam, que luta pelo fim do assassinato de negros pela polícia americana.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas