Siga a folha

Bolsonaro encontra Salvini em cerimônia criticada por politizar homenagem a pracinhas

Presidente se reuniu em Pistoia com líder da ultradireita italiana em celebração dos brasileiros que lutaram na 2ª Guerra

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Janaina Cesar
Pistoia (Itália)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Matteo Salvini, líder do partido italiano de ultradireita Liga Norte, encontraram-se nesta terça-feira (2) para participar de um ato solene em homenagem aos mais de 450 pracinhas mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial.

Como ocorre anualmente, a cerimônia foi realizada no cemitério San Rocco, em frente ao monumento ao Soldado Desconhecido, erguido em memória dos militares brasileiros. No total, mais de 20 mil soldados do país estiveram na Itália lutando contra o fascismo.

Após a execução dos hinos nacionais, Bolsonaro depositou flores no monumento, e um pastor evangélico fez um breve pronunciamento. O padre dom Piero Sabadini, por sua vez, celebrou um culto ecumênico e abençoou o memorial. O religioso substituiu dom Tardelli, que todos os anos conduz a cerimônia, mas que, desta vez, cancelou a participação por ser "totalmente contrário à instrumentalização da celebração".

O presidente Jair Bolsonaro e o senador italiano Matteo Salvini durante homenagem aos pracinhas brasileiros em Pistoia, na Itália - Gabinete de Matteo Salvini via AFP

Um membro da paróquia de San Rocco, em condição de anonimato, afirmou à Folha que os líderes religiosos não concordam com o encontro de Salvini e Bolsonaro, a quem chamou de ditador, na cerimônia. No dia anterior, na segunda-feira (1º), em visita à basílica de Santo Antônio, em Pádua, Bolsonaro também não foi recepcionado por nenhuma das autoridades católicas.

Durante discurso no evento, Salvini pediu desculpas ao presidente brasileiro "devido à confusão dos últimos dias", em referência aos protestos contra Bolsonaro, nos quais a polícia chegou a usar canhões d'água para dispersar os manifestantes. "Desculpem a polêmica de alguns que conseguem fazer divisões mesmo em um dia de lembrança, de honra, como hoje. A amizade dos nossos povos é mais forte do que a polêmica de alguns que não representam o povo italiano", afirmou o senador.

Tanto o político italiano quanto o ministro da Defesa brasileiro, o general Walter Souza Braga Netto, que acompanha Bolsonaro na viagem à Itália, mencionaram em suas falas a expressão "a cobra vai fumar", um dos slogans da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Já Bolsonaro disse estar emocionado. "Pela primeira vez estou em solo italiano, solo sagrado para nós. Estamos comemorando os que tombaram em luta pelo que tem de mais sagrado em nós, a liberdade".

O presidente também lembrou que cerca de 30 milhões de brasileiros têm origem italiana —a justificativa dada pela prefeita de Anguillara Vêneta para conceder o título de cidadão honorário ao líder brasileiro.

Bolsonaro e Salvini têm muito em comum. De um lado, o relatório final da CPI da Covid pediu que o presidente fosse denunciado por crimes de responsabilidade e contra a humanidade. Do outro, o aliado italiano tem histórico de falas xenófobas e responde a um processo criminal por sequestro.

Em 2019, Salvini, então ministro do Interior, negou acesso aos portos italianos a um barco da ONG Open Arms que havia resgatado 147 imigrantes no Mar Mediterrâneo, ao largo da Costa da Líbia. Durante o impasse, vários migrantes desesperados se jogaram no mar na tentativa de chegar nadando à terra firme.

A embarcação só teve permissão para atracar 19 dias depois, mas não por decisão de Salvini.

Foi necessária a intervenção do Ministério Público de Agrigento, na Sicília, que ordenou o desembarque dos migrantes. Se condenado pelo crime do qual é acusado, Salvini pode pegar até 15 anos de prisão.

Também em 2019, o líder de ultradireita se recusou a participar do Dia da Libertação da Itália, que comemora o triunfo do país sobre a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. À época, ele foi acusado de cooperar com a "normalização do fascismo".

Questionado por jornalistas nesta terça, Salvini relativizou as acusações que pesam contra Bolsonaro e disse que julgá-lo é uma atribuição da Justiça brasileira. O presidente, à semelhança do que tem feito em todos os eventos de que participou na viagem à Itália, deixou o local sem falar com a imprensa.

De acordo com membros da Liga Norte, o encontro deveria ter acontecido em Roma, já que Bolsonaro participou da cúpula do G20, realizada na capital italiana. Mas, estrategicamente, Salvini optou por encontrá-lo em Pistoia, aproveitando a ocasião para inaugurar a sede de seu partido na cidade.

O movimento do senador é claro. Há quatro anos sob controle de líderes de centro-direita, Pistoia vai às urnas no ano que vem, e uma vitória pode ter alto valor estratégico para a Liga Norte.

A tática do político italiano, no entanto, não passou despercebida pelos moradores da cidade. Lideranças locais, já descontentes com a visita de Bolsonaro a Pistoia, marcaram dois protestos para esta terça-feira.

Um ato pela manhã aconteceu simultaneamente à cerimônia em memória dos pracinhas e reuniu cerca de 300 pessoas; outro, à tarde (por volta das 11h, no horário de Brasília), teve em torno de 900 manifestantes.

'É para isso que serve a Amazônia, segundo Bolsonaro', lê-se em cartaz com imagem de valas para vítimas da Covid-19 durante protesto na Itália - Rafael Carrieri

Ambos os atos ocorreram pacificamente e com muitas críticas ao presidente. Um dos cartazes exibidos pelos ativistas mostrava a imagem de uma área em Manaus utilizada pela prefeitura para abrir centenas de valas destinadas a vítimas da Covid. "É para isso que serve a Amazônia, segundo Bolsonaro", lia-se.

Isolado internacionalmente, o líder brasileiro teve uma agenda magra em sua passagem pela Itália. Além de Salvini, o presidente só encontrou oficialmente Alessandra Buoso, prefeita de Anguillara Vêneta, que o recebeu na segunda-feira para a polêmica entrega do título de cidadão honorário.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas