Siga a folha

Após viagem a Portugal no final de abril, Lula também irá à Espanha

Palácio do Planalto confirma visitas do presidente aos países europeus

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Pouco após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcar rumo à China, nesta terça (11), o Palácio do Planalto confirmou mais dois destinos da agenda do petista neste mês: Portugal e Espanha.

A viagem de Lula a Lisboa está prevista de 21 a 25 de abril e, na sequência, ele irá a Madri, onde tem agenda nos dias 25 e 26. Os eventos dos quais participará na Espanha ainda não foram divulgados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante cerimônia militar no Palácio do Planalto, em Brasília - Ueslei Marcelino - 4.abr.23/Reuters

A ida de Lula a Portugal foi anunciada em dezembro pelo presidente luso, Marcelo Rebelo de Sousa, que veio ao Brasil para a posse do petista. Lula foi a Portugal em novembro, como presidente eleito, e também esteve com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Já a ida à Espanha foi anunciada pelo chanceler Mauro Vieira em março, quando esteve com seu homólogo espanhol, José Manuel Albares, durante encontro na República Dominicana para uma cúpula de 22 nações ibero-americanas.

Até aqui, Lula também foi aos EUA, à Argentina, para encontro da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), da qual o Brasil havia se retirado durante o governo Bolsonaro, e ao Uruguai.

Agora, o presidente viaja à China, onde tem compromissos de quarta (12) a sexta-feira (14) e deve se reunir com o líder Xi Jinping. Há a expectativa de que diversos acordos comerciais sejam assinados, além de dúvidas sobre o possível ingresso do Brasil no programa chinês da Iniciativa Cinturão e Rota.

Ainda neste ano, Lula já disse que deve ir à República Democrática do Congo, para uma reunião sobre florestas tropicais da qual também participaria a Indonésia —junto ao Brasil, os países africano e asiático são os que possuem as maiores florestas tropicais do mundo.

Já em julho, espera-se que o petista compareça à cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), formada por Brasil e outros oito lusófonos, que se realizará em São Tomé e Príncipe.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas