Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Descrição de chapéu União Europeia

Lula fará visita de Estado a Portugal em abril, diz presidente luso

Petista também retomará cúpula bilateral, que não acontece desde 2016

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Após visitar Portugal ainda como presidente eleito, em novembro de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem data para regressar ao país de Camões. O petista estará novamente em território português entre 22 e 25 de abril de 2023 para uma visita de Estado, além de participar da Cúpula Luso-Brasileira, reunião bilateral de alto nível entre as duas nações.

A informação foi anunciada pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, em conversa com jornalistas em Brasília, para onde viajou justamente para participar da cerimônia de tomada de posse do novo chefe de governo brasileiro.

Segundo Rebelo de Sousa, Lula estará em Portugal a seu convite, em uma visita que "culmina na participação na cerimônia do 25 de Abril", que celebra a Revolução dos Cravos e o fim da ditadura no país, em 1974.

Em novembro de 2022, Luíz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, sede da Presidência, em Lisboa - Carlos Costa 18.nov.22/AFP

Além de participar da Cúpula Luso-Brasileira, que deveria acontecer a cada dois anos, mas não é realizada desde 2016, Lula deve estar presente também na cerimônia de entrega do prêmio Camões a Chico Buarque.

Vencedor do maior prêmio de literatura em língua portuguesa em 2019, o cantor e escritor sofreu uma espécie de boicote por parte de Jair Bolsonaro (PL), que se recusou a assinar o diploma da láurea.

O próprio presidente português, aliás, colecionou polêmicas com Bolsonaro, que chegou a desconvidá-lo para um almoço em julho. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar, em Brasília, a viagem do presidente brasileiro aos Estados Unidos. O mandatário preferiu exaltar o bom começo de relações com o novo governo.

"Acho que se reatou uma boa tradição, que era o presidente eleito brasileiro passar por Portugal no primeiro deslocamento ao estrangeiro", disse Rebelo de Sousa, em referência a passagem de Lula por Lisboa, em 18 e 19 de novembro, após participar da COP27 no Egito.

Na ocasião, o petista foi recebido pelo presidente português e também pelo primeiro-ministro, o socialista António Costa. Durante as 24 horas em que esteve em Portugal, Lula destacou o desejo de retomar a proximidade das relações com o país europeu.

Em quatro anos de mandato, Jair Bolsonaro não fez nenhuma visita oficial a Portugal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.