Siga a folha

Descrição de chapéu
Makchwell Coimbra Narcizo

Assassinato de Samuel Paty expõe face extremista do Rassemblement National

Partido de Marine Le Pen explora politicamente decapitação de professor francês

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Makchwell Coimbra Narcizo

Doutor em história (UFU), é professor (Unemat) e pesquisador (PUC Goiás); autor de “A Extrema Direita Francesa em Reconstrução: Marine Le Pen e a Desdemonização do Front National [2011-2017]” (Paco Editorial)

O partido francês Rassemblement National, conhecido até 2018 como Front National, já é tradicional no cenário político do país, estando há tempos entre as principais forças políticas. Fundado em 1972 com um tom marcadamente nacionalista, nasceu no interior de um grupo neofascista, o Ordre Nouveau.

Em um período em que a direita francesa estava em descrédito, desde o fim da guerra franco-argelina, acentuado na década de 1970, o FN surgiu como uma nova possibilidade, uma espécie de restaurador da direita. Consegue desde então ser protagonista entre os grupos de extrema direita no país, centralizando sobre si tal tendência política e fazendo de seu fundador e porta-voz, Jean-Marie Le Pen, o principal nome desse espectro ideológico. No entanto, sua figura polêmica e radical sai de cena em 2011, dando lugar à sua filha Marine Le Pen, com um tom bem mais conciliador em uma tentativa de suavizar a imagem do partido frente à opinião pública.

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen - Ludovic Marin - 23.out.20/AFP

Marine Le Pen traz consigo uma modernização na forma de apresentar o partido, de se apresentar. O RN tem buscado fazer uma adequação para seu tempo, que vem sendo chamado de desdemonização.

Raramente perde o tom, com discursos menos agressivos, milimetricamente controlados, desde as palavras à tonalidade de voz —ou seja, tem buscado se apresentar como um partido democrático. Só perde o tom em eventos singulares, quando volta a fazer uso de um discurso tradicionalmente atrelado à extrema direita —a decapitação do professor Samuel Paty é um desses. O evento passou a ser explorado de maneira significativa, explicitando a herança xenófoba do partido. Alguns temas, desde então, dominaram os espaços nas redes sociais, no site oficial e em pronunciamentos do partido e de seus líderes, em especial Marine Le Pen.

Em meio a toda comoção, o RN criou um documento intitulado “Contra a barbárie islâmica”, no qual traça diretrizes para sanar o “problema” da ameaça islamista e ataca duramente o governo Emmanuel Macron. Dentre as ações, no dia 16 de outubro Marine Le Pen visitou o local do assassinato do professor. Trajada de preto e com uma faixa com as cores da bandeira francesa, levou flores e, com uma imagem consternada e abalada, não concedeu entrevistas. Fez apenas um pronunciamento: “A melhor homenagem que podemos prestar a ele é agir com força contra essa barbárie”.

Esses eventos cumprem para o RN um jogo duplo. Marine Le Pen está em campanha eleitoral, e o objetivo do RN é a Presidência da França. Casos como este são excelentes para seus propósitos, na medida em que cumprem o objetivo de manter os votos dos mais radicais, visto que destila todo o chorume de extrema direita que caracterizou o partido em grande parte de sua história. É como se dissesse aos votantes radicais: “Ainda estamos aqui, ainda somos o que sempre fomos”. Por outro lado, a caçada aos votos dos mais moderados ainda está em curso com a desdemonização.

A extrema direita francesa, em especial o RN, ganha novos contornos propícios de seu tempo e se reconstrói a partir de seu passado, mas busca ler seu presente, sendo feita uma leitura com base na história, almejando compreender as rupturas e permanências que propiciam e que sustentam seu crescimento. O assassinato do professor Paty é apenas um mecanismo nessa leitura.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas