Siga a folha

Descrição de chapéu inflação juros

O que você, leitor, precisou cortar do orçamento nos últimos meses?

Crise econômica atinge em cheio famílias brasileiras

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Guaratinguetá (SP)

A crise econômica atingiu brasileiros de diferentes classes sociais. Tudo está mais caro, incluindo nosso café de cada dia.

A inflação acelerou e atinge com mais peso o bolso dos mais pobres, mas já chega a alcançar a classe média-alta. O desemprego ainda está em nível elevado, enquanto a renda segue em queda.

A economia brasileira recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2021, frente aos três meses imediatamente anteriores, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados pelo IBGE.

O Banco Central aumentou a taxa básica de juros de 9,25% para 10,75%, passando dos dois dígitos após cinco anos. Também sinalizou que o ciclo de aperto iniciado em março do ano passado não chegou ao fim, diante de uma inflação ainda resistente e que ameaça estourar a meta pelo segundo ano seguido.

Diante da situação em que o salário não acompanha a inflação, a Folha quer saber o que você, leitor, precisou cortar do orçamento nos últimos meses? Fez adaptações na alimentação, consumo, lazer, moradia ou transporte? Responda neste formulário. Algumas respostas serão publicadas pelo jornal.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas