Siga a folha

De Marcelo Adnet a Robin Williams, leitores contam de quem são sósias

Mesmo sem nenhum parentesco, pares podem ter DNA parecido e semelhanças físicas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Florianópolis

Mesmo nascidas em países distantes e sem possuir nenhum grau de parentesco, duas pessoas podem apresentar uma estranha semelhança física. Não são irmãos nem primos, mas segundo um estudo, compartilham partes importantes do DNA.

Frutos de coincidências geradas pelo crescimento populacional, os sósias estão por toda a parte, como mostra esta interação com leitores da Folha.

De Pouso Alegre, em Minas Gerais, o professor Luiz Carlos Pereira, 55, foi achar a sua "cópia" a mais de 7 mil km, nos EUA, terra do ator e comediante Robin Williams, morto em 2014.

"Descobri na faculdade e tive certeza quando mostrei as fotos dele, na tela do computador, e minha filha pequena disse 'Papai!'", conta.

O ator americano Robin Williams, à esquerda, e o brasileiro Luiz Carlos Pereira, à direita - Dan Steinberg/Invision/AP e Arquivo Pessoal

Já o advogado Philippe Nader, 39, não foi tão longe e se diz sósia de um conterrâneo com idade bem próxima, o humorista carioca Marcelo Adnet, 40 — que ainda por cima é seu ídolo: "Sou fã dele", diz.

O humorista Marcelo Adnet, à esquerda, e o advogado Philippe Nader, à direita - Arquivo pessoal

Segundo o sociólogo e livreiro Antonio Lefevre, 79, a semelhança com o ator Antônio Fagundes, 73 já lhe rendeu inúmeras situações inusitadas.


"Uma vez fui abordado no Clube A Hebraica, em São Paulo, por uma sócia que me disse: 'Sr. Fagundes, que prazer em tê-lo em nosso clube. O Sr. é sócio? O Sr. é judeu?'. Se vou a um teatro, numa pré-estreia ou num ambiente frequentado por artistas, então, são sempre vários que me confundem com ele", afirma.

"Sou colaborador eventual da Folha e uma vez, indo ao jornal para me encontrar com meu amigo, [o colunista] Marcelo Coelho, fui abordado no elevador por uma pessoa que me olhou com espanto e perguntou: 'Antonio Fagundes, aqui? Você vai dar alguma entrevista?'".

O ator Antônio Fagundes, à esquerda, e o livreiro Antonio Lafevre, à direita - Instagram/antoniofagundes e Arquivo Pessoal

A jornalista e professora aposentada Martha Francisca Maldonado, 60, conta que já recebeu pedidos de autógrafo de gente que jurava que ela era a senadora Leila Barros (PDT)."E quando eu dizia que eu não era, eles achavam que era, sim, e que estava tentando não ser incomodada. Era muito engraçado".

"A senadora ficou com fama de antipática sem saber", brinca.

Montagem mostra a senadora Leila Barros (PDT), à esquerda, e a professora Martha Francisca Maldonado, à direita - Arquivo pessoal

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas