Siga a folha

Leitores lamentam morte de Fernando Botero

'Um gênio maravilhoso, sua pintura revolucionou as artes plásticas', diz assinante

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Fernando Botero
"Morre Fernando Botero, pintor de figuras gordas que desafiou padrões de beleza" (Ilustrada, 15/9). Um gênio maravilhoso, sua pintura revolucionou as artes plásticas. Que tristeza. A cultura mundial está de luto.
Maria Antonia Di Felippo (Santo André, SP)

Botero e Gabriel García Márquez são símbolos de uma época de ouro da cultura colombiana.
Carlos Oliveira (São Paulo, SP)

O pintor e escultor colombiano Fernando Botero no Palácio de Belas Artes da Cidade do México, em 2012 - Bernardo Montoya/Reuters

Condenação
"STF condena a até 17 anos de prisão primeiros réus julgados por ataques golpistas de 8/1" (Política, 14/9). Além do caráter pedagógico, a condenação a duras penas de três réus por crime de golpe de Estado, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, dá um claro recado àqueles que ousam atentar contra o Estado Democrático de Direito. A sociedade brasileira comprometida agradece.
Geraldo Tadeu Santos Almeida (Itapeva, SP)

Governo
"Datafolha: Lula tem aprovação estável de 38%, e reprovação sobe para 31%" (Política, 14/9). Eleitores da esquerda estão de orelha em pé com a agenda liberal de Haddad. Funcionalismo, educação e setores mais vulneráveis do país, que formam a base do PT/Lula, estão com sentimento de que foram deixados de lado por uma agenda que não foi a apresentada nas eleições.
Matias Santos (Acopiara, CE)

Lula e Bolsonaro são os piores. O povo conhecia as fichas e mesmo assim votou neles. Não há mérito em aceitar a corrupção, qualquer que seja o lado. O futuro do país está comprometido e vamos pagar caro pelas más escolhas.
Matheus Teodoro Silva Filho (Curitiba, PR)

Temos ainda o efeito comparativo com o governo anterior. Se fosse olhar só a economia, teria que ter maior aprovação. Se fosse comparar com o governo anterior, mais ainda. Mas a resistência dos bolsonaristas, que são em grande número, atribuindo qualquer problema ao PT, mesmo coisas não resolvidas pelo seu mito, vai continuar puxando para baixo a aprovação por um bom tempo.
Maria José de Araujo Costa (Santos, SP)

País dividido
"Datafolha: Polarização entre petistas e bolsonaristas segue intacta quase 1 ano após eleição" (Política, 14/9). Para mim, particularmente, não vai acabar, porque quem é adepto dos valores bolsonaristas eu quero muito longe de mim. Porque vai muito além da política, é questão de visão de mundo, de caráter. Não sinto a menor falta das pessoas com quem rompi e não tenho a menor intenção de tê-las novamente em meu círculo de amigos. Inclusive familiares.
Marli Miranda Vieira (São Paulo, SP)

Bolsonaro, Lula e seus respectivos seguidores têm muito em comum e estão unidos no nefasto bolsopetismo. O bolsopetismo é altamente nocivo para o país e há uma total falta de esperança de que algo possa melhorar.
Jorge Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)

Bagagem cultural
"Advogado confunde ‘O Pequeno Príncipe’ com ‘O Príncipe’ em julgamento do 8/1; entenda" (Política, 15/9). Se ele confunde "O Príncipe" com "O Pequeno Príncipe", imagina que livro ele deve estar lendo pensando que é a Constituição ou o Vade Mecum para "aprender" sobre direito.
Joao Victor de Oliveira Pontes (Fortaleza, CE)

Excelente reportagem, além da referência correta de Discorsi, o jornalista brinca com os temas dos dois livros.
Marina Lisboa de Mello (Belo Horizonte, MG)

Administração
"Cuba diz que não tem como pagar dívida com Brasil e pede flexibilidade de governo Lula" (Mundo, 14/9). Por ingenuidade ideológica ou má-fé o Brasil emprestou dinheiro dos brasileiros a Cuba, cientes que esse país não tem/tinha capacidade para honrar seus compromissos. Ficamos no prejuízo com a eterna justificativa de bloqueio ao país. Era previsível. Uma falha gritante da administração federal.
Ângela Luiza S Bonacci (São José dos Campos, SP)

Ordem na medicina
"Após CFM liberar selfies, médicos atendem com dancinhas do Tiktok" (Flávia Boggio, 13/9). Vergonhosa esta atitude do CFM assim como o foi, conjuntamente aos CRMs, a respeito da liberdade dos médicos ao receitarem medicamentos para tratamento da Covid sem qualquer amparo científico. Representantes do CFM e CRMs deveriam ser investigados pelo MPF para serem devidamente responsabilizados pelos danos coletivos na área de saúde pública caso haja necessidade.
Eduardo Passos (São Paulo, SP)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas