Siga a folha

Como ser criativo e fugir da mesmice do currículo tradicional; ouça o podcast

Conheça jovens que conseguiram estágios por um vídeo inusitado e por uma animação em Powerpoint

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

As novas tecnologias têm dado possibilidades variadas para um candidato se destacar aos olhos de um recrutador. Se antes esse primeiro contato se resumia a uma folha de papel, atualmente a prática do vídeo-currículo tem ganhado força, e há empresas especializadas em processos de recrutamento mais modernos.

Tudo isso pode ser potencializado pela criatividade de quem busca emprego. O quinto episódio do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, lançado nesta terça-feira (4), fala sobre outros formatos de currículo para além do convencional. Ouça abaixo:

O episódio traz histórias como a do jovem Caio Ferreira, 22, que programou um código pra criar um currículo interativo que funciona pelo aplicativo de mensagem Telegram.

"Eu gosto muito desse tipo de programação e sempre busco inovar. Achei que seria uma forma diferente das pessoas me notarem", conta o estudante de análise e desenvolvimentos de sistema.

Julia Ayusso, 23, conseguiu um estágio depois de criar uma animação em Powerpoint sobre a vida dela. "Eu gosto de ser uma pessoa criativa. E eu adoro desenho. Aí eu pensei: 'Caramba por que eu não levo um pouquinho da minha personalidade nisso?'", conta.

Caroline Argento, estudante de publicidade de 22 anos, mirou uma vaga e acertou outra. Ela criou um vídeo para uma campanha de uma marca de cosméticos na qual a cantora e influenciadora Manu Gavassi ia escolher uma estagiária.

​Ela não passou nesse trabalho, mas postou o conteúdo nas redes sociais e recebeu várias propostas —inclusive a do trabalho atual dela. "Nem achei que ia repercutir desse jeito, mas teve muitas visualizações. Eu tive inúmeras propostas de entrevista, e aí eu fui selecionando as que tinham mais a ver comigo", afirma a jovem.

O podcast Minha Vaga, Minhas Regras é uma produção da Folha com o Linkedin.

O primeiro episódio, lançado no dia 9 de novembro, tratou dos mitos e verdades que candidatos enfrentam na hora de conseguir emprego. O segundo, publicado em 23 de novembro, abordou a angústia do desemprego e a saúde mental no trabalho.

O terceiro, lançado no dia 6 de dezembro, trouxe dicas do que jovens da geração Z podem contar em entrevistas de emprego para contornar a falta de experiência profissional. O quarto, do fim de dezembro, falou da importância da diversidade no trabalho.

A apresentação e o roteiro do podcast são do jornalista Bruno B. Soraggi, que desde 2013 é repórter da Folha​, na qual já passou pelo Guia Folha, revista sãopaulo e coluna Mônica Bergamo.

Ele é acompanhado pela editora-sênior do LinkedIn Notícias, Claudia Gasparini. Ela atua desde 2018 com criação e curadoria de notícias e análises sobre o mercado de trabalho no LinkedIn, que hoje tem 51 milhões de usuários no Brasil.

A edição de som é de Luan Alencar.

O podcast pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros aplicativos. Os episódios vão ao ar a cada 15 dias, às terças-feiras.

Minha Vaga, Minhas Regras
Quando
quinzenalmente às terças
Onde nas principais plataformas de podcast

Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin - Editoria de Arte

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas