Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast debate o papel da Abin e os riscos da politização da inteligência no Brasil

Agência está no centro de investigação de espionagem ilegal sob Bolsonaro e teve cúpula trocada por Lula após operações

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

As trocas na cúpula da Agência Brasileira de Inteligência e as investigações sobre um suposto esquema de espionagem ilegal montado no órgão durante o governo Jair Bolsonaro (PL) trouxeram à tona novamente o debate sobre o papel da Abin.

A agência foi fundada em 1999, e na prática sucedeu o Serviço Nacional de Informação da ditadura militar. Desde a criação, já esteve subordinada a militares e a civis —como neste terceiro mandato de Lula, no qual o petista colocou o órgão sob o guarda-chuva da Casa Civil.

Nesta semana, ao comentar as suspeitas da Polícia Federal sobre uma "Abin paralela", o presidente disse que "nunca está seguro" em relação à agência e que nomeou o delegado Luiz Fernando Corrêa para a direção porque "não conhecia ninguém" lá. Lula também fez cobranças à PF, o que ressaltou a disputa que os órgãos travam sob esta gestão.

No episódio desta quinta-feira (1º), o Café da Manhã explica o papel da Abin. A cientista política Priscila Carlos Brandão, professora do departamento de história da UFMG, discute se há politização na agência e analisa como a suspeita da "Abin paralela" impacta o órgão e a relação dele com o governo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas