Siga a folha

Descrição de chapéu Grande São Paulo

Centro moveleiro em São Bernardo é bom lugar para pechinchar

Rua Jurubatuba tem mais de 70 lojas do ramo, comandadas por descendentes de imigrantes

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cristiane Teixeira
São Paulo

Não se veem imóveis desocupados nos dois primeiros quarteirões da rua Jurubatuba, no centro de São Bernardo do Campo. É uma loja atrás da outra, todas repletas de produtos para quem quer renovar a casa. 

São muitos estofados, mesas, cadeiras, guarda-roupas, colchões, berços, camas do tipo box e móveis planejados, a maioria fornecida por empresas do Sul do país. Sim, porque a rua, que ganhou fama com itens de fabricação própria, mudou de perfil após a instalação da indústria automobilística na região do ABC, nos anos 1960. 

A transformação não foi só na origem dos produtos, mas também na de seus proprietários. Saíram os imigrantes italianos e entraram os libaneses. 

Youssef Hindi, 53, é filho de libaneses, dono da loja de móveis que leva seu sobrenome e presidente da Associação dos Lojistas da Jurubatuba. “Nossas lojas atendem às classes A, B e C”, diz ele. “A maior vantagem é poder mobiliar uma casa todinha numa rua só.”

Youssef divide o comando do estabelecimento com seu filho, Omar Hindi. “A loja passou do meu avô para o meu pai e um dia vai ser [passada] para mim”, afirma o rapaz, que desde os 17 anos dá plantão no endereço. 

Na Jurubatuba, não faltam histórias de negócios familiares e de filhos que cresceram entre as mercadorias. “Lembro que eu era criança e vinha para a loja aos sábados. Era uma diversão ver aquele movimento de clientes”, conta Raquel Fogelman, 48, que desde 2000 comanda a Estar Móveis ao lado da irmã, Edith Diesendruck, 54. 

O pai delas, Israel Apter, 91, veio para o Brasil da Romênia após a Segunda Guerra Mundial. Aos 24 anos, ele montou seu primeiro negócio, que deu origem à Estar Móveis. 

“Eu estava instalado em Santo André. Conversando com representantes que me atendiam, fiquei sabendo que aqui era um bom lugar para o comércio. Então comprei um terreno e vim”, conta. 

Era o final da década de 1970 e só havia italianos na rua, segundo Israel. 

“Eles foram envelhecendo, os filhos não queriam assumir, e as fábricas fecharam. Então chegaram os ‘brimos’. Mas eu sempre me dei bem com todos”, afirma o empresário judeu.

Na Toc Toc Baby, a pequena Maitê, 4, brinca entre as prateleiras recheadas de lençóis e edredons para berço, almofadinhas e papéis de parede. 

Filha de Bianca Pascon Agustini, 23, a garotinha integra a quarta geração de uma família de origem italiana que trocou a fabricação e venda de móveis de dormitório e cozinha pelo comércio de produtos para bebês. 

“Estamos neste ponto há mais de quatro décadas e desde que a loja focou na decoração de quartos de bebê, a clientela aumentou”, afirma Agustini, que recebe consumidores não só do ABC, mas também de São Paulo e de Santos, no litoral. 

Itens de coleções antigas são vendidos com 70% de desconto

A maioria dos estabelecimentos da Jurubatuba conta com uma área destinada a produtos descontinuados ou de mostruário antigo com descontos de até 70%.

Para quem quer garimpar uma oferta é preciso, porém, estar atento a dois aspectos: eventuais arranhões nos móveis da época em que estavam no mostruário e o número de unidades disponíveis, em especial no caso de cadeiras. 

Mesmo entre os modelos de linha há bons descontos para quem pechinchar, principalmente quando se paga à vista ou se faz uma compra de maior valor. Como a maioria dos vendedores diz, “eu não perco o negócio”. Então, negocie.

Semestralmente, a rua promove a Feira de Móveis da Jurubatuba, em que os lojistas vendem parte do showroom com descontos de, em média, 50%. “E também fazemos muitos lançamentos nessa época”, diz Youssef Hindi, presidente da associação local. 

Para conhecer o que rua dos móveis oferece, o jeito mais fácil é ir de carro e estacionar ali mesmo, nas vagas disponíveis dos dois lados da via. Os estacionamentos das imediações são raros.

Onde comprar

A Especialista
Rua Jurubatuba, 483, tel. (11) 4122-2766

Dalmóbile by Espaço Visual
Rua Jurubatuba, 327, tel. (11) 4103-6368

Espaço Forma
Rua Jurubatuba, 441, tel. (11) 3382-3953

Estar Móveis
Rua Jurubatuba, 362, tel. (11) 4125-7743

Hindi Móveis
Rua Jurubatuba, 280, tel. (11) 4121-8966

Mundo do Bebê
Rua Jurubatuba, 623, tel. (11) 2381-5392

Saari Design
Rua Jurubatuba, 399, tel. (11) 4122-4783

Toc Toc Baby
Rua Jurubatuba, 665, tel. (11) 97633-4530

Villa Design
Rua Jurubatuba, 432, tel. (11) 4942-2154 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas