Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Lado paraguaio da usina de Itaipu suspende visitas turísticas

Medida tem objetivo de evitar propagação do novo coronavírus

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O lado paraguaio da Itaipu Binacional anunciou nesta quarta-feira (11) a suspensão das visitas turísticas ao complexo hidrelétrico por pelo menos 15 dias. A medida tem como objetivo evitar a propagação do novo coronavírus.

"A Itaipu tem colaborado assiduamente com a área da saúde e, neste momento, prioriza ações que ajudam a proteger o bem-estar dos 7 milhões de paraguaios", afirmou, em nota, a assessoria do complexo.

A decisão acontece após o Paraguai registrar o segundo caso de Covid-19 (Coronavírus) no país. Nesta terça (10), o governo paraguaio anunciou que eventos com aglomeração, inclusive partidas de futebol, terão portões fechados em razão do vírus.

O lado brasileiro do complexo continuará funcionando normalmente, sem qualquer mudança no roteiro de visitação.

"Sobre o coronavírus, a Itaipu, margem esquerda, esclarece que manterá as visitas aos atrativos turísticos da usina normalmente, seguindo orientação do Ministério da Saúde, que acompanha a situação atentamente, aplicando todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde", afirmou, em nota, o lado brasileiro da usina.

Em 2019, o complexo recebeu mais de um milhão de turistas, o recorde anual desde que foi aberto à visitação. Os números consideram as visitas das margens brasileira e paraguaia da usina.

A usina é o segundo destino mais procurado da região, com número de visitantes menor apenas que o Parque Nacional de Foz do Iguaçu, onde ficam as cataratas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu declarar que há uma pandemia do novo coronavírus em curso no mundo. O Brasil tem 37 casos confirmados até esta quarta, segundo o Ministério da Saúde. Não há casos registrados no estado do Paraná.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas