Siga a folha

Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Conheça os detalhes da medalha das Olimpíadas de Paris

Série de vídeos 'Histórias por Trás dos Jogos' apresenta curiosidades sobre as Olimpíadas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A cada quatro anos, as Olimpíadas também renovam o design de suas medalhas, trazendo para o peito do atleta que sobe ao pódio um pouco da identidade daquela edição.

Com os Jogos Paris 2024, não poderia ser diferente. Por isso a França deixou nas medalhas de ouro, prata e bronze uma lembrancinha especial da cidade luz: um pedaço de ferro da própria Torre Eiffel.

Como a Torre Eiffel passou por inúmeras reformas desde a sua construção, iniciada em 1887 e finalizada em 1889, seus pedaços de metal que foram removidos ao longo da história acabaram sendo preservados.

Com essas peças, a joalheria LVMH Chaumet desenhou as medalhas desta edição, levando em conta o formato hexagonal, que remete ao mapa da França; o brilho, destacado nas linhas finas que partem do centro às bordas; e a cravação. Como a medalha está incrustada junto a um pedaço de ferro, foram usados seis formatos de prego "Clous de Paris" para fixar a peça no lugar.

As treliças da Torre Eiffel também inspiram o design da fita dessas honrarias, que tem as cores azuis escuras para as medalhas olímpicas e vermelho para as paralímpicas.

O verso, como de costume, relembra o renascimento dos Jogos na Grécia. Desde 2004, ano dos Jogos de Atenas, estão ali representadas a deusa da vitória Nice e o Estádio Panatenaico, sede da primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, que ocorreram em 1896, também em Atenas.

Contudo, pela primeira vez, esses símbolos estão dispostos junto a um desenho da própria Torre Eiffel, símbolo que promete dominar a iconografia olímpica desta edição.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas