Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu pets

Jogadores entram em campo com seleção canina para incentivar adoção de pets

Animais impactados por barragem em Brumadinho foram apresentados pelo América; o Avaí mostrou pets da Dibea

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cães resgatados tiveram ajuda de jogadores de futebol, neste sábado (5), na busca por um lar.

Em Belo Horizonte, jogadores do América entraram em campo com animais impactados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. E os doguinhos esbanjaram fofura antes da partida contra o Athletic, na Arena Independência, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.

Jogadores do América entram em campo com cães de Brumadinho
Jogadores do América entram em campo com cães impactados por barragem em Brumadinho - Vinnicius Silva

Quem estava no estádio também pôde conhecer os craques caninos em um espaço especial no portão 3 da arena.

Foram seguidos durante o jogo os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades e órgãos ambientais. Além disso, não foram utilizados fogos de artifício, que causam desconforto aos animais.

Atualmente, 246 cães e 53 gatos sob responsabilidade da Vale estão disponíveis para adoção. Dos animais domésticos cuidados e tratados pela empresa desde 2019, quando ocorreu a tragédia, 380 —sendo 250 cães e 130 gatos— já conseguiram uma família.

A expectativa, com a ação deste sábado, é incentivar a adoção responsável dos pets resgatados e combater o abandono de animais.

"No início do ano as adoções caem consideravelmente e há uma quantidade ainda maior de abandonos. Traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet, muitas vezes é necessário a ajuda de um veterinário para reverter esse quadro", diz Magda Castro, supervisora da Fazenda Abrigo de Fauna.

Os animais podem ser conhecidos na página Me Leva pra Casa, e o processo de adoção é feito a distância —profissionais acompanham o pet ao longo dos seis primeiros meses na nova casa. A ação faz parte dos compromissos apresentados pela empresa aos órgãos públicos após o rompimento da barragem, que deixou 270 mortos.

Florianópolis

Em Santa Catarina, uma ação do Avaí Futebol Clube e a Dibea (Diretoria de Bem Estar Animal de Florianópolis) também levou animais a campo.

Cães disponíveis para adoção foram mostrados antes da partida contra o Próspera, na Ressacada, pela 5ª rodada do Campeonato Catarinense.

"Para que pessoas interessadas e dispostas a adotar os animais da Dibea cheguem até nós, precisamos de visibilidade", afirma a diretora de Bem-estar Animal da prefeitura, Fabiana Bast.

Para Júlio César Heerdt, presidente do Avaí, nada mais assertivo que o time apoiar a iniciativa. "Temos o nosso papel de compromisso social e ações desse sentido são importantes para sempre mostrar que o Avaí está de acordo com causas importantes. Somos parceiros nessa causa", afirmou, segundo o clube.

Na Romênia

Jogos de futebol na Romênia passaram a se destacar nas redes no ano passado, após a Liga Profissional de Futebol aderir à campanha "Preencha a lacuna em sua vida", idealizada por um abrigo público de animais e que incentiva a adoção.

O primeiro ato ocorreu entre duas equipes de Bucareste, quando atletas do Dinamo, que atuaria como visitante diante do Steaua, entraram em campo cada um com um cachorro no colo.

A campanha continua fazendo sucesso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.