Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Tutores levam cães, gatos e até alpaca para missas e bênçãos em igrejas de São Francisco; veja fotos

Este 4 de outubro é o dia do santo protetor dos animais e também o Dia Mundial dos Animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tutores levam seus pets a missas em igrejas de São Francisco, nesta terça-feira (4), dia do santo protetor dos animais e também Dia Mundial dos Animais.

Em busca de proteção para o peludo, tutores também procuram as bênçãos, tradicionais nesta data.

Golden retriever durante missa no Santuário São Francisco, no centro de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

Em São Paulo, o santuário São Francisco, no centro, e a paróquia, na Vila Clementino (zona sul), iniciaram programação desde cedo para receber devotos e seus animais, que dividiram os bancos durante as celebrações, marcadas também por eventuais latidos.

Além de diversas missas ao longo do dia —algumas com transmissões por redes sociais—, animais de estimação foram abençoados também do lado externo das unidades.

No Largo São Francisco foi mantido até um drive-thru de bênção, adotado no início da pandemia. Apesar da procura menor neste ano, um frei se deslocava para abençoar o pet de quem preferiu ou não conseguiu não sair do carro.

Além de cães, gatos, passarinhos e porquinho da Índia, a alpaca Mafalda, que reúne cerca de 20 mil seguidores nas redes, também foi levada ao local.

O santuário estima que cerca de 2.500 pessoas passaram pelo local, movimento similar ao registrado no ano passado. O número de pessoas costuma ser maior, porém, quando a data coincide com final de semana.

Na Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, as celebrações do dia estavam lotadas.

Os fiéis que frequentam o local normalmente compartilharam espaço com visitantes que aproveitam a data para abençoar seus pets.

Bancos da igreja ficaram cheios de cães de pequeno e grande portes, mas não só. Gatos, periquitos e até um jabuti —um provável habitué chamado de Judite pelo padre—, também marcaram presença. As músicas da missa tiveram coro reforçado por "au-au".

Na saída, foi distribuída "ração benta" para quem passou pela paróquia.

O Dia Mundial dos Animais surgiu em 1931, durante uma conferência em Florença, Itália, para reforçar a importância da proteção aos animais e ao ambiente. A data escolhida —4 de outubro— coincide com o Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos bichos.

Ao longo do ano, no entanto, datas homenageiam ou reforçam a importância dos cuidados com os pets. O Dia Nacional dos Animais é lembrado anualmente em 14 de março; em abril há o Dia Mundial dos Animais de Rua e o Dia Internacional do Cão-Guia; já o Dia do Vira-Lata é comemorado em 31 de julho. Já em 26 de agosto é celebrado o Dia Mundial do Cachorro. O dia 4 de outubro também é marcado como o Dia do Cachorro e o Dia da Doação Animal.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.