Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu TSE

Corregedor eleitoral revê condenação de Bolsonaro e Braga Netto por 7 de Setembro de 2022

Os dois políticos, no entanto, seguem inelegíveis até 2030 em razão de condenação anterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Raúl Araújo, reverteu uma condenação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Walter Braga Netto (PL) por campanha eleitoral com dinheiro público em 7 de Setembro de 2022.

O ministro acolheu um recurso da defesa que pedia a reconsideração da decisão. Os dois seguem, no entanto, inelegíveis em virtude de uma condenação anterior.

Em outubro do ano passado, Bolsonaro e Braga Netto foram sentenciados a oito anos de inelegibilidade pelo plenário da corte. No mês seguinte, Benedito Gonçalves, então corregedor, aplicou monocraticamente o entendimento do tribunal a uma segunda ação, impondo aos dois políticos uma nova condenação.

Acompanhe tudo que acontece em Brasília nesta terça (11)

Segundo Araújo, em decisão do último dia 5, a regra é a união obrigatória dos processos que tratem sobre o mesmo fato para julgamento conjunto. Assim, evita-se decisões conflitantes e garante-se segurança jurídica, economia e unidade na prestação jurisdicional.

O corregedor afirmou que a solução adotada por seu antecessor no posto não de "afigura correta" ao "promover o julgamento antecipado do mérito em relação a apenas dois dos investigados (Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto), tomando por base os fatos já esclarecidos nas ações conexas, sob pena de afronta à ampla defesa e ao contraditório, já que a instrução da presente ação envolveu mais testemunhas, mais documentos e mais investigados, sem que se tenha dado oportunidade de produção probatória pelos investigados Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto".

0
Então presidente, Bolsonaro faz saudações a apoiadores no Monumento dos Pracinhas, de onde saiu a motociata para evento em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, em Copacabana, no Rio de Janeiro - Tércio Teixeira - 7.set.2022 / Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.